A Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) reuniu, nesta terça-feira (31.5), as equipes das 37 escolas que participam do Estudantes no Controle para a efetivação da segunda etapa do Projeto.
Ao todo, aproximadamente 130 pessoas prestigiaram o evento realizado no auditório da Receita Federal, e confirmaram a continuidade na disputa da competição.
O professor das disciplinas de Educação Física e Empreendedorismo, Marko Espíndola, da Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, de Campo Grande, comentou sobre a importância do Projeto. “Um dos pontos altos é ensinar os alunos a elaborarem um projeto, a despertar a pesquisa mais apurada, promovendo a saída deles do ambiente escolar para alcançar toda a comunidade, essas questões fazem com que o aprendizado seja diferente. Tirar eles da teoria e fazê-los ir para a prática e fomentar o desenvolvimento de ideias é muito bom”, afirmou.
Um dos alunos da equipe, Anderson Gabriel de Freitas Pimentel, do terceiro ano, complementou: “Fui convidado para participar porque este projeto vai ajudar nossa escola e aí me interessei. Estou animado com o desafio e acredito que todos os outros participantes também”, disse o estudante que sonha em se tornar um programador.
Outra equipe que representa a vontade de conquistar um lugar de destaque no Projeto é da Escola Estadual Eduardo Perez, do município de Terenos. “Acredito muito que nós podemos mudar o ambiente escolar e que a gente vai conseguir por que precisa”, declarou a estudante Giulia Graziela de Carmo, do segundo ano, que sonha em se tornar uma psicóloga.
Sua professora de Matemática, Thaís de Matos Grote Chaves, comentou sobre as expectativas dos alunos. “Eles estão ansiosos até porque temos um desafio a mais, nossa escola está passando por reforma. Viemos em carros separados para participar desta etapa e nossa ideia é fazer com que eles sejam os protagonistas da ação que será desenvolvida”, contou.
Presente na abertura das atividades, o controlador-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão de Arruda, frisou em sua fala sobre o papel de empoderamento de um cidadão. “Estou feliz por um projeto que vem dando tão certo poder voltar após o período da pandemia. Acredito que o discernimento que esses alunos terão sobre como e porquê exercer a cidadania os ajude a serem cidadãos transformadores e que transformem seus ambientes com projetos exitosos, produtivos. Dessa forma, penso que todos nós possamos crescer juntos na construção de uma sociedade melhor.
Uma das representantes da Secretaria de Estado de Educação (SED), parceira da Controladoria-Geral de MS na execução do Estudantes no Controle, Marcia Proescholdt Wilhelms, atua como gestora de Ensino Médio e Educação Profissional e pontuou a relevância do Estudantes no Controle.
“Toda proposta do Projeto está alinhada e é pertinente com o que a SED acredita, além de tratar de um tema contemporâneo e transversal porque além de trabalhar a cidadania, também discute sobre o controle interno. Faz com que o aluno se torne mais consciente e autônomo desenvolvendo sua própria autoria naquilo que produz”, explicou.
Segunda etapa
O Projeto tem o objetivo geral de promover a cidadania fiscal e a participação social, estimulando o reforço de valores éticos universais, fundamentais no enfrentamento da corrupção, por meio de ações práticas de exercício de cidadania ativa, para que os participantes assumam uma postura de protagonismo na escola, que se expressa no compromisso com a conservação do patrimônio público (levando à reflexão-ação sobre problemas, causas e soluções no contexto escolar) e com a disseminação de conhecimentos e práticas de participação e controle social nas suas comunidades.
Esta fase do Estudantes no Controle correspondeu à presença das equipes em assistir a peça teatral “O Auto da Barca da Cidadania” que tratou sobre a importância do controle social nas ações do poder público e foi apresentada pela equipe do Teatro Imaginário Maracangalha.
As escolas participantes da Rede Estadual de Ensino são somente dos municípios de Campo Grande, Jaraguari, Terenos e Sidrolândia, conforme o edital. Ainda faltam mais três fases para a execução integral do Projeto. Confira, abaixo, o cronograma:
- Participação dos professores orientadores na Oficina Preparatória (dias 10, 13 e 17 de maio);
- Presença na apresentação da peça teatral “O Auto da Barca da Cidadania” (dia 31 de maio);
- A realização da Auditoria Cívica (data a definir);
- A execução coletiva do Desafio (data a definir);
- A divulgação da Tarefa Especial que este ano tratará da divulgação, no âmbito da comunidade escolar, das Cartas de Serviços, disponibilizadas pelo Poder Executivo Estadual nos sites das secretarias, autarquias e fundações ou diretamente no site www.cartasdeservicos.ms.gov.br.
Karla Tatiane, CGE-MS
Fotos: Karla Tatiane e Karinini Komiyama
Foto capa: Divulgação – Equipe da EE Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, de Campo Grande