A contribuição de setores da Controladoria foi importante pilar para o sucesso.
Na manhã de hoje (19), a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), através da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), conquistou o 1º lugar no XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública. O Estudantes no Controle, projeto do órgão em parceria com a Secretaria de Educação de Estado (SED), concorreu na modalidade Práticas Inovadoras de Sucesso.
“Recebemos esse prêmio com muito orgulho. É o reconhecimento de um projeto que começou lá atrás, antes da pandemia e, hoje, chega à sua quinta edição, atingindo ano a ano cada vez mais municípios. Na edição 2024 são 100 escolas participantes. Percebemos tudo isso com muita alegria e identificamos o envolvimento da comunidade escolar, através de alunos, professores, diretores e familiares. Por meio dessa iniciativa são pautadas questões de cidadania, responsabilidade social, transparência e cuidado com a coisa pública. Nosso objetivo é contribuir com a transformação da sociedade e a formação de cidadãos mais ciosos de seus direitos e deveres”, destacou o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda.
O concurso, que utilizou como conceito de inovação a implementação de produtos, bens ou serviços que estimulam resultados positivos para a atividade administrativa estadual e para a população, além de novas rotinas ou processos, tem como finalidade premiar e incentivar servidores públicos do Poder Estadual a contribuírem para a modernização da administração.
Para o ouvidor-geral do Estado, Álvaro Carneiro Neto, o recebimento do prêmio destaca a importância do trabalho desenvolvido pela OGE. “Entre diversas iniciativas de destaque, conquistamos o primeiro lugar. Isso demonstra o crescimento e evolução do Estudantes no Controle. O projeto, que foi iniciado em cinco escolas de um mesmo município no ano de 2018, agora contempla 100 escolas com inscrições efetivadas. Isso em função do planejamento das nossas ações: aumento no número de municípios atingidos, divulgação através de visitas orientativas e maior engajamento para participação dessas escolas. Portanto, é uma iniciativa inovadora que estimula a participação cidadã”, afirmou.
Por se tratar de uma iniciativa que se relaciona com os jovens e estimula o protagonismo estudantil, o Estudantes no Controle contribui para a formação de cidadãos conscientes e, consequentemente, para uma sociedade mais justa.
“Quero expressar a gratidão a todos que contribuem para a evolução do projeto, o resultado vem de forças que se somam à coordenação do Estudantes no Controle. Temos pilares fundamentais que nos impulsionam e, nesse sentido, é importante destacar a figura do controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão; da controladora-geral adjunta, Marina Hiraoka Gaidarji, e do Ouvidor Geral do Estado, Álvaro Carneiro Neto. Além da equipe que compõe a Unidade de Controle Social, em especial à Ana Carolina Camuzzo, que empenhou esforços para essa conquista. Destaco ainda que o projeto tem deixado marcas importantes nas Escolas Estaduais e, por esse motivo, a cada ano investimos em ferramentas que podem contribuir com o atendimento da sociedade”, compartilhou o coordenador do projeto, Reinaldo Feitosa.
Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Foto: Rogério Medeiros