A iniciativa visa a obtenção da Certificação ISO 9001/2015, que rege sobre a garantia da qualidade de produtos e serviços das organizações.
Na manhã de hoje (18), servidores que compõem o Comitê de Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) realizaram reunião de alinhamento. Na ocasião, foram apresentadas as estratégias e o cronograma para efetivação da iniciativa. O encontro marca o início da etapa de execução do projeto.
De acordo com o chefe da Assessoria de Governança e Comunicação (AGC), Juris Jankauskis Júnior, as áreas e setores da Controladoria trabalharão no mapeamento dos processos de maneira a viabilizar a geração de indicadores que serão utilizados não apenas para mensurar as entregas, mas para fomentar a melhoria contínua.
O Sistema de Gestão da Qualidade da CGE-MS já passou pelas etapas de aprovação e planejamento. A partir de agora, o foco está na obtenção da Certificação ISO 9001/2015, que rege sobre a garantia da qualidade dos produtos e serviços de uma organização. A implementação envolve a definição e o mapeamento dos processos; identificação das necessidades do órgão; adoção de normas e utilização de software de gestão.
“A reunião de hoje marca o envolvimento de todas as unidades da Controladoria nas atividades de implementação do SGQ. O Comitê possui atribuições importantes a cumprir ao longo do processo e essa etapa marca o andamento dos trabalhos. A gestão da qualidade deve ser encarada como uma responsabilidade de todos e, por isso, engajar as pessoas sobre a sua importância é um passo fundamental para o sucesso do projeto”, explicou o auditor do Estado, Navez da Silva Rocha Neto.
Para o mês de abril estão previstas ações que objetivam o envolvimento dos servidores da CGE-MS em todo o processo. A previsão é que as fases sejam cumpridas de maneira a possibilitar a conquista da Certificação ISO 9001/2015 até o segundo semestre de 2026.
Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Foto: Thaiane Firmino