Publicado em 29 jul 2025 • por Thalita da Luz Vieira De Assis •
Na tarde desta terça-feira, 29 de julho, foi oficialmente lançada, na Controladoria-Geral do Estado (CGE) e na Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul, a Agenda de Sustentabilidade na Gestão Pública que aconteceu no hall de entrada dessas secretarias. O evento marcou um importante passo rumo a uma administração mais consciente e ambientalmente responsável. A cerimônia contou com a presença da Primeira-Dama do Estado, Mônica Riedel, apoiadora da sustentabilidade na Administração Pública, além do Secretário de Administração, Frederico Felini, da Secretária da SEAD/MS, e da chefe de gabinete da CGE, Fabiana Ferreira Saldivar, que representou o Controlador-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda.
O acontecimento integra a ação institucional “Dia S – MS é Verde”, que acontece nos dias 29 e 30 de julho e visa fortalecer a cultura de sustentabilidade na administração pública, em alinhamento com as diretrizes da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).
Durante o encontro, também teve a cerimônia de entrega simbólica do Placa da Sustentabilidade onde a SEAD e a CGE receberam o reconhecimento de “Prédio Comprometido com a Sustentabilidade”, devido ao engajamento e a adoção de boas práticas ambientais no serviço público.
A chefe de gabinete da CGE, Fabiana Ferreira Saldivar, destacou a importância do envolvimento coletivo. “Este é um momento simbólico, mas também muito concreto. A sustentabilidade só se constrói com a participação ativa de cada servidor. Receber essa placa é firmar o compromisso de um trabalho sério e contínuo com a sustentabilidade na Administração Pública”.
Em seu pronunciamento, a Primeira-Dama Mônica Riedel reafirmou seu compromisso com a causa. “A sustentabilidade é um valor que precisa estar presente em todas as esferas da nossa vida, especialmente na gestão pública. Estou muito feliz em ver o protagonismo dos servidores e das instituições nesse movimento tão necessário para o presente e o futuro do nosso Estado”.
A presença da Primeira-Dama reforça o envolvimento do Governo de Mato Grosso do Sul com uma gestão mais eficiente, transparente e comprometida com o desenvolvimento sustentável.
O “Dia S – MS é Verde” segue com programação interna nos dias seguintes, com foco na sensibilização e no engajamento dos servidores públicos em práticas que contribuam para a preservação do meio ambiente e para uma administração pública mais consciente.