Servidores da CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado do Mato Grosso do Sul) fizeram uma visita técnica à CGE Goiás na quarta e quinta-feira (15 e 16) para conhecer de perto as ações que levaram a Controladoria goiana a ser a primeira do País a alcançar o Nível 2 do IA-CM (Modelo de Capacidade de Controle Interno), concedido em 2022 pelo Banco Mundial e pelo Conselho Nacional de Controle Interno.
Os auditores sul-mato-grossenses Leonardo Motta e Patrícia Salamene foram recebidos pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, pelo assessor de Gestão Estratégica, Antônio Fábio Jubé, e pela gestora Valéria Rocha, responsáveis pela coordenação do IA-CM na CGE-GO.
Leonardo e Patrícia participaram de apresentações e discussões com diversas áreas da CGE Goiás para entender como foi o processo de mudança cultural da organização para cumprir os rígidos padrões internacionais do IA-CM. Eles também coletaram modelos de documentos e conheceram as práticas adotadas pela administração pública goiana para uma auditoria interna moderna e efetiva.
De acordo com Leonardo Motta, eles conheceram as boas práticas da CGE com relação ao IA-CM para que possam construir uma auditoria mais eficaz. “Nossos objetivos foram atingidos e só temos a agradecer aos servidores da CGE-GO”, afirmou. Eles ainda receberam das mãos dos autores dois exemplares do livro Gestão de Riscos na Prática – Conceitos, Desafios e Resultados no Estado de Goiás, escrito por Henrique Ziller, Luís Henrique Crispim, Adriano de Castro e Mara Borges.
Texto e foto: Ascom da CGE-GO