O foco da iniciativa é a capacitação dos atuantes no setor de Recursos Humanos para a criação e instrução de processos de aposentadoria através do SisPrev.
Na última segunda-feira (12), servidores da área de Recursos Humanos (RH) da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE) participaram de treinamento sobre o Sistema de Gestão Previdenciária (SisPrev). A iniciativa faz parte da segunda fase de implementação da ferramenta, que foi adquirida através de linha de crédito concedida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O evento, que aconteceu no laboratório de informática da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), faz parte do ciclo de capacitação realizado pela Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev). De acordo com o diretor de gestão da informação do Órgão, João Ricardo Dias de Oliveira, a partir de agora “os processos de aposentadoria se originam, virtualmente, no próprio órgão de lotação do servidor, fazendo com que os trâmites ocorram de forma digital desde o requerimento até à publicação do ato”.
Criado para auxiliar nas análises processuais, o SisPrev contribui com a otimização do controle e gerenciamento das informações relativas aos servidores públicos ativos, aposentados, pensionistas e dependentes do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Em razão de dispor de recursos de automação, a ferramenta viabiliza ainda a centralização das informações dos segurados. “Os RH’s que já estão utilizando o sistema demonstram satisfação com a praticidade e facilidade, uma vez que o SisPrev dispõe de excelente usabilidade, além de ser integrado ao Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (Sisged) – o que possibilita uma maior agilidade na montagem e trâmite dos processos previdenciários”, concluiu Oliveira.
Outra vantagem apresentada pela ferramenta é a possibilidade de simulação prévia de aposentadorias com o cálculo do valor do benefício, o que permite a escolha da modalidade mais benéfica para o servidor. Para a responsável pelo setor de RH da CGE-MS, Raqueline Ovelar Soares, “o sistema veio para agilizar os processos necessários para a efetivação das aposentadorias dos servidores, principalmente por conta da virtualização plena, ou seja, papel zero, o que tornará o nosso trabalho mais eficiente e transparente”, destacou.
Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Foto: Raqueline Ovelar Soares