Mais de 80 servidores, responsáveis pela área financeira do Estado, se reuniram no 17º Encontro de Orientações Técnicas, promovido pela Secretaria de Estado de Fazenda através da Auditoria-Geral do Estado.
O evento, ocorrido em 26 de março, teve como tema central o “Controle da Gestão Pública”, uma vez que a eficiência no controle dos gastos é de fundamental relevância para o cumprimento dos Programas de Governo.
O Secretário de Fazenda, Marcio Monteiro, presente na abertura, destacou a importância de se assegurar o equilíbrio entre as despesas e as receitas do Orçamento, com o fim de disciplinar a execução dos gastos públicos para atingir as metas planejadas pelo Governador Reinaldo Azambuja.
Visando à otimização dos créditos e recursos utilizados, o chefe da Coordenadoria de Controle da Despesa/SEFAZ, Matias Gonsales Soares, ressaltou a necessidade de se identificar as informações relevantes para o desenvolvimento adequado no acompanhamento da execução orçamentária e financeira. Para cumprir essa finalidade, foram encaminhadas planilhas para serem preenchidas por todas as Unidades Gestoras até a primeira semana de abril.
Na sequência, a Auditora-Geral do Estado, Tatiana Silva da Cunha, discorreu sobre o Fluxograma Operacional de Licitações, utilizado pela Central de Compras da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização. Essa atividade é resultado do mapeamento realizado pelos Auditores do Estado, com relação aos principais checklists e fluxos das atividades operacionais, estando disponíveis nesta página os concernentes a Convênios, Licitações e Contratos, Almoxarifado e Patrimônio, Atos de Pessoal, Repasse Financeiro, Suprimento de Fundos e Diárias.
Rosely Pereira Maia
Auditora do Estado