Na semana passada, integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso do Sul realizaram reuniões com representantes do MS Competitivo, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio/MS), da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e com o procurador-geral do Município de Campo Grande, Alexandre Ávalo.
A finalidade dos encontros foi discutir parcerias e um plano de trabalho integrado para contribuir com os municípios do Estado na implementação de programas de integridade e melhoria nos processos de gestão.
Representando a Coordenação Executiva da Rede, o servidor da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul e responsável pelo PIM (Programa de Integridade Municipal), João Francisco Arcoverde Lopez; o secretário-geral do Tribunal de Contas da União em MS, Mário Junior Bertuol; e o promotor de Justiça do Patrimônio Público de Campo Grande, Humberto Lapa Ferri.
Durante as reuniões, discutiu-se como integrar em 2024 as diversas ações realizadas pelo Sistema Fecomércio (Sesc, Senac e Instituto de Pesquisa), em especial o PIM, coordenado pela Rede de Controle; e o Programa de Gestão e Desempenho do Governo Federal, do qual o MS Competitivo é membro do comitê de implementação em Mato Grosso do Sul.
Também foram traçadas estratégias de como a Federação das Indústrias e a Rede/MS podem compartilhar soluções que atinjam os objetivos comuns das referidas instituições. Finalmente, foi realizada reunião com o procurador-geral do Município, com apresentação de dados e busca de parcerias em prol da maior eficiência nos mecanismos institucionais de controle e gestão pública.
Nas reuniões realizadas, ainda participaram Reinaldo Lima (MS Competitivo e Fecomércio) e Marcelo Henriques de Andrade (gerente de Compliance do Sistema Fiems).
PIM
O PIM tem a finalidade de estender às gestões municipais a política de prevenção e detecção de fraudes e de redução de riscos de desvios de conduta. Isso significa fomentar a cultura da boa governança, em benefício direto do cidadão contribuinte e da sociedade que demanda serviços de qualidade, além de transparência e lisura nos gastos públicos.
Já a sua governança é desempenhada pela equipe da Rede de Controle de Mato Grosso do Sul. Desde 2021, a CGE-MS executa o PIM, durante este período, mais de uma dezena de municípios já aderiram ao programa.
Karla Tatiane, CGE-MS com informações da Ascom do MPMS
Fotos: Divulgação