A aprovação do Plano Anual de Capacitação referente ao ano que vem (PAC 2022), da Controladoria-Geral do Estado (CGE), foi publicada na edição n. 10.707 do Diário Oficial do Estado (DOE).
Quem assina o documento é o controlador-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, que também é o presidente do Conselho Superior do Controle Interno (CSCI/CGE), órgão de decisão colegiada da instituição criado em 2016.
Entre outros objetivos, o PAC contribui para maior efetividade das ações de controle interno no âmbito do Poder Executivo, promove o desempenho da instituição de forma proativa, proporciona aos servidores oportunidades de crescimento pessoal e profissional e estimula o trabalho em equipe de forma a aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes.
O público-alvo do Plano Anual de Capacitação da CGE são os servidores que compõem o quadro da instituição e também das Unidades Setoriais e Seccionais de Controle Interno, integrantes do Sistema de Controle Interno do Estado.
As capacitações poderão ser oferecidas presencial ou on-line e cada servidor tem como meta anual o mínimo de 20 horas para cumprir. Em qualquer uma das qualificações os participantes precisam executar, no mínimo, 75% das atividades programadas.
No PAC 2022 há a proposta de realização de 22 cursos, no período de janeiro a dezembro do próximo ano, tendo como finalidade a melhoria dos processos de trabalho e desempenho dos servidores e ainda o alcance de maior agilidade, qualidade, eficácia, efetividade e economicidade nas ações desenvolvidas por todas as áreas da instituição.
Texto e arte: Karla Tatiane, CGE