No ano passado foram realizadas diversas reuniões dos integrantes do Grupo de Trabalho Multidisciplinar e Interinstitucional (GTMI) que propõe normas e procedimentos no Plano Plurianual (PPA 2020-2023). Os trabalhos resultaram na revisão do PPA publicado em dezembro, no Diário Oficial do Estado (DOE), com as adequações necessárias para a execução das atividades em 2022.
Agora, durante os dias 18, 20, 25 e 27 de janeiro, acontecem oficinas on-line conduzidas pela Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), por intermédio da Superintendência de Gestão Estratégica, com a finalidade de orientar as superintendências administrativas das instituições estaduais para a eficiente execução orçamentária de acordo com os programas temáticos desenvolvidos por elas. Nos dias determinados, as temáticas das oficinas foram divididas por eixos: gestão, social, infraestrutura e econômico e ambiental, respectivamente.
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) é integrante do GTMI e considerando a relevância do assunto na evidenciação da real aplicação dos recursos em atendimento às necessidades da sociedade, apoia e participa dos encontros. A controladora-Adjunta Marina Hiraoka Gaidarji representa a instituição e colabora com informações, esclarecimentos e orientações pertinentes.
Quanto às ações do PPA da Controladoria-Geral, desde 2020, a instituição desenvolve como projeto piloto, a execução de 100% de suas despesas em cada um dos seus programas de governo, inclusive as despesas com pessoal.
O Plano Plurianual (PPA 2020-2023) é um projeto de lei que define as prioridades do Governo de Mato Grosso do Sul como por exemplo nas áreas da saúde; assistência social; emprego; segurança; educação; Ciência, Tecnologia e Inovação; desenvolvimento econômico; e infraestrutura para um período de quatro anos.
Karla Tatiane, CGE