Foram 24 unidades de Auditoria Interna de órgãos de controle atuando na iniciativa
O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), por meio da Câmara Técnica de Auditoria Interna e IA-CM, concluiu o Projeto de Autoavaliação do IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna) e Validação Externa. Um dos objetivos da iniciativa foi ampliar a quantidade de profissionais de AI qualificados para realizar validações externas de níveis do modelo no âmbito do Conselho.
Além disso, o projeto realizou a autoavaliação no nível 2 do IA-CM nas controladorias integrantes do Conaci e sua validação externa; capacitou os membros sobre o tema; e estimulou a utilização do módulo IA-CM do sistema informatizado e-Aud disponibilizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) ao Conselho.
A inciativa teve início em junho deste ano por meio do treinamento “Auditoria Interna na Perspectiva Governamental e a Ferramenta de Maturidade IA-CM”, em parceria com a CGU (Controladoria-Geral da União). O curso foi ministrado pelo auditor federal de Finanças e Controle, da CGU, Sérgio Filgueiras. Nos meses de setembro e outubro, as controladorias participantes realizaram sua autoavaliação no nível 2 do modelo IA-CM, e nos meses de novembro e dezembro, os órgãos atuaram como validadores externos das autoavaliações realizadas.
Participaram do processo controladorias de 13 estados (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins), 10 municípios (Barra Mansa-RJ, Fortaleza-CE, João Pessoa-PB, Londrina-PR, Maringá-PR, Porto Alegre-RS, Porto Velho-RO, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP e Uberaba-MG) e da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, totalizando 24 unidades de Auditoria Interna de órgãos de controle atuando no projeto.
Segundo o coordenador da Câmara Técnica IA-CM, Rodolfo Serrano, o projeto foi um sucesso e trouxe muitos resultados para o Conaci. Como, por exemplo, o panorama sobre a situação atual do modelo no Brasil e a expectativa de que algumas das controladorias participantes certifiquem seu nível 2 no início de 2024. Além disso, Rodolfo ressaltou que “o projeto possibilitará que a Câmara Técnica identifique os requisitos que as controladorias ainda não atendem para atingir o nível 2, de forma a definir estratégias complementares de treinamento e de disponibilização de documentos e ferramentas para facilitar o avanço de nível do IA-CM nos órgãos membros do Conaci”.
Texto: Ascom do Conaci
Imagem: Divulgação