O evento contou com a participação de auditores de Estado e abordou temáticas como Inteligência Artificial, gestão de riscos e gestão de mudanças.
Fechando as atividades do mês de conscientização da auditoria interna, na manhã de hoje (29) a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) realizou o 1° Fórum de Auditoria Interna da CGE-MS. Além dos auditores que atuam na Auditoria-Geral do Estado, também participaram do evento titulares de Unidades Setoriais e Seccionais de Controle Interno (USCI) – que são representantes da CGE-MS em órgãos da Administração Pública Estadual.
“O motivo que nos levou a realizar o Fórum foi a necessidade de divulgar as atividades desempenhadas pela Auditoria-Geral do Estado. Foi a maneira que encontramos para compartilhar conhecimentos e explorar inovações na área, tudo isso com o propósito de tornar a Administração Pública mais eficiente e transparente”, destacou a auditora-geral do Estado, Patrícia Salamene.
Para o auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), André Rocha, a iniciativa é uma oportunidade para antecipar novidades sobre mecanismos disponíveis para serem utilizados no âmbito das atividades de auditoria. Intitulada ‘Inteligência Artificial nos Trabalhos de Auditoria’, a palestra de Rocha foi marcada por exemplificações práticas sobre o uso da ferramenta.
“A Inteligência Artificial, hoje, é um fato. Ela está cada vez mais presente em nossa vida e vai estar ainda mais. Ela tem mudado a forma como nós trabalhamos. Então, quanto mais cedo tratarmos sobre o tema, conseguiremos angariar ainda mais resultados positivos. A CGU já trabalha nesse sentido há alguns anos e, agora, intensificamos. Afinal, não podemos recusá-la em nosso dia a dia”, contou.
As palestras que compuseram a programação contaram com temáticas direcionadas à auditoria interna, mas também incluíram questões como estratégias, motivação e trabalho em equipe. “Ao longo dos últimos 20 anos participamos de vários cursos e essa iniciativa se destaca por contribuir com o aprendizado e aprimoramento, sobretudo dos auditores mais novos que estão fazendo parte da equipe. A expectativa é que novas edições aconteçam e, também, que possamos colocar em prática os novos conhecimentos”, afirmou o auditor de Estado, Wilson Carrera.
Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Foto: Thaís Firmino