Participam da capacitação “Planejamento, gestão e auditoria de riscos corporativos” aproximadamente 30 profissionais que atuam exclusivamente nas áreas de planejamento, controle interno, auditoria, gestão de riscos e governança corporativa da Controladoria-Geral de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) e também das Setoriais e Seccionais das autarquias e fundações do Estado.
Na abertura, realizada nessa terça-feira ( 5.4), no auditório da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), bloco III, no Parque dos Poderes, a chefe do Centro de Estudos e Orientações Técnicas (Ceot), – setor responsável pela oferta de cursos da CGE -, Fabiana Ferreira Saldivar, destacou sobre a importância da formação.
“Este é o primeiro curso do calendário de capacitação de 2022 da Controladoria-Geral do Estado previsto no Plano Anual de Capacitação [PAC] bem como no planejamento estratégico da nossa instituição. Ressalto que as oportunidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento dos servidores são para a melhoria da qualidade das atividades desempenhadas buscando alcançar a seguridade de uma administração pública ágil, eficaz e comprometida com os resultados e com a excelência da prestação dos serviços aos cidadãos”, afirmou Fabiana.
Todo o conhecimento compartilhado é do instrutor João Francisco Arcoverde Lopez que durante os dias 5, 6 e 7 tratará de temas diretamente ligados às atividades dos servidores. “A governança corporativa, o planejamento estratégico e a gestão de riscos são fundamentais no âmbito da Administração Pública. É preciso fazer um trabalho árduo e contínuo, de estruturação para que possamos verificar os resultados com a aplicação dessas ferramentas. As adversidades são muitas, mas a consciência da importância dessa visão e desempenho das ações são a saída para uma gestão pública cada vez mais democrática e transparente”, frisou.
Entre os diversos temas abordados, os participantes debaterão sobre governança corporativa; sistemas, processos e riscos corporativos; metodologias; e mapa de riscos corporativos.
Para a auditora da CGE, Adriana Kazuko Shakihama Interaminense, a qualificação para novos conhecimentos é sempre bem-vinda. “Estou gostando do curso e acredito que a capacitação é significativa para nosso crescimento profissional. Os debates trazem um olhar mais apurado para como devemos atuar, abrem novos horizontes e nos adicionam conteúdo”, pontuou.
Já Bárbara Thaís Benites, que atua na setorial da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS), acrescenta que: “Esta capacitação está sendo um norte, um aprimoramento para quem trabalha com auditoria. Para mim, que estou na área há pouco tempo, está sendo muito proveitoso”, finalizou.
Texto e fotos: Karla Tatiane