Publicado em 03 fev 2023 • por lsilveira@cge •
Auditores da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) participaram, nesta quinta-feira (3.2), no auditório do prédio da instituição, de uma reunião que tratou sobre a Gestão de Compliance. O evento foi ministrado pelo coordenador do projeto Programa MS de Integridade (PMSI), João Francisco Arcoverde Lopez.
A Gestão de Compliance é responsável por monitorar os atos normativos com foco na ética e transparência, visando a prosperidade e perenidade da organização. Trata-se de um conjunto de procedimentos e regras que tem como objetivo manter a organização em linha com as normas vigentes, sejam elas legais ou internas, integrando-as à cultura organizacional.
Na gestão do governador Eduardo Riedel, um dos compromissos da CGE-MS é concluir e efetivar a rede de compliance público a ser instalada em cada uma das unidades administrativas, atuando na implementação de medidas efetivas de combate à corrupção prevenindo a sua ocorrência, impedindo que ela aconteça. Dessa forma, contribuindo no fortalecimento da transparência pública nos órgãos públicos estaduais.
Para o coordenador, “não há a possibilidade de trabalhar o compliance sem falar em gestão de riscos e os servidores que atuam na CGE-MS devem ser os fomentadores desse macroprocesso no Governo do Estado”, destacou Arcoverde.
Para tanto, a Gestão de Compliance é um processo onde os resultados podem ser vistos a médio e longo prazo e o sucesso depende da consciência e mudança de cultura de cada servidor público. No perfil básico de uma equipe para exercer a gestão de compliance deve constar: comportamento proativo, profissionais multidisciplinares, interatividade, transversalidade e interdependência na execução dos trabalhos.
Texto e fotos: Karla Tatiane, CGE-MS