Publicado em 26 jun 2023 • por lsilveira@cge •
Informar, integrar e interagir com a equipe que atua na CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul). Com estes objetivos a instituição realizou na sexta-feira (23), no auditório da Receita Federal, a 2ª Reunião Trimestral de Trabalho onde foram apresentadas algumas das ações desenvolvidas pelos servidores.
“Este encontro é uma oportunidade para podermos acompanhar as ações da nossa instituição de comunicarmos a todos os servidores e colaboradores os andamentos das atividades e também de avaliarmos os pontos de melhorias”, disse na abertura do evento o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda.
Na ocasião, cada setor expôs sobre temas e projetos que estão em desenvolvimento e puderam, brevemente, detalhar pontos importantes. Confira os tópicos tratados:
- Reformulação do PGDI – controladora-geral adjunta do Estado, Marina Hiraoka Gaidarji;
- Plano de Marketing – servidora Ariane Crystiann Feitosa Sodré;
- Mapeamento de Processos – auditora do Estado e responsável pelas setoriais, Monique Silveira Souza;
- Painel de Monitoramento das Manifestações do Fala.Br – auditor do Estado, Rafael Kendy Arakaki;
- Otimização das Trilhas de Auditoria para Automoção – servidor Odon Coelho de Carvalho Neto;
- PAC 2023 (Plano Anual de Capacitação) – auditora do Estado e chefe do Centro de Estudos e Orientações Técnicas, Fabiana Ferreira Saldívar;
- IA-CM – auditora do Estado e coordenadora-geral do Comitê Gestor do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna, Carla Guimarães da Silva e Sousa;
- Implantação da Auditoria Baseada em Risco – auditor do Estado, João Pedro de Araujo Pereira;
- Novo Portal da Transparência – auditora do Estado, Cássia Monteiro da Silva Burigato Costa;
- Ampliação do projeto Estudantes no Controle – com o auditor do Estado e ouvidor-geral, Álvaro Carneiro de Oliveira Neto;
- e-PAD – auditor do Estado, Helder Braz Alcantara;
- e-Processo – auditor do Estado e chefe da Unidade de Procedimentos de Responsabilização de Pessoas Jurídicas, Allyson Jorge Miyashiro;
- Compliance – dividido nos seguintes tópicos: Integridade – com o auditor do Estado, Marcos Ferreira; Gestão de Riscos – com o auditor do Estado, Rodrigo de Oliveira; Ambiente Ético – com a auditora do Estado, Simone Correa; e PIM (Programa de Integridade Municipal) – com o coordenador do Programa de Compliance no Governo e do PIM, João Francisco Arcoverde Lopez.
Em diversos momentos, observou-se o quanto é essencial o trabalho em equipe, devido às ações transversais executadas pelos setores. Ao final, a controladora-geral adjunta da CGE-MS, Marina Gaidarji, frisou que o crescimento e fortalecimento da instituição é resultado do comprometimento de todos.
“Eu sempre digo, somos todos um só. Estamos em uma fase de muitos trabalhos, em processo de construção e consolidação da nossa instituição, carreira e porque não do próprio Poder Executivo pelas ações nas quais atuamos. Estamos conseguindo entregar resultados expressivos e significativos”, afirmou.
A gestora acrescentou que “é necessário continuarmos exercendo o controle interno governamental, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão pública e promovendo efetividade das políticas públicas, além é claro de um melhor ambiente ético e íntegro, fomentando a transparência e a participação social”, finalizou.
Karla Tatiane, CGE-MS
Fotos: Karla Tatiane e Ariane Sodré