Instrução Normativa
2025-04-14
O que é
O Projeto Estudantes no Controle nasce da necessidade de debater temas fundamentais para a formação de uma sociedade consciente sobre a gestão dos bens públicos e o exercício pleno da cidadania.
Criada pela Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), a iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS) e, de maneira lúdica, possibilita aos estudantes crescimento enquanto cidadãos mais cientes de seus deveres, direitos e dos custos envolvidos no fornecimento de determinado serviço público.
Trata-se, portanto, de uma competição anual entre Escolas Estaduais do Mato Grosso do Sul, com premiação financeira para as Escolas, os Professores Orientadores e as Equipes de Estudantes. Para alcançar o pódio, as equipes precisam cumprir cinco etapas estratégicas ao longo do ano, voltadas ao engajamento cívico e o protagonismo estudantil.
Quem pode participar
Na edição de 2025, Podem se inscrever as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul localizadas localizadas nas cidades de abrangência das Coordenadorias Regionais de Educação 1, 2, 3, 4, 5, 7, 9 e 11:
Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antonio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora, Taquarussu, Terenos e Vicentina.
O diretor ou diretor adjunto deverá efetuar o login no sistema, ao clicar no botão abaixo, utilizando o mesmo acesso que já possui do GSI (Mesma credencial utilizada para o e-SGDE). Em seguida, basta clicar em “Inscrever” e escolher um professor para ser o Orientador do Projeto.
Período de inscrições encerradas!
Informações complementares
Live!
Dúvidas
Histórico
Neste ano, o projeto seguirá com os grupos, fases e etapas, com algumas modificações. Serão 3 grupos que competirão em paralelo inicialmente: Grupo Escolas Seniors, Grupo Escolas Novatas e Grupo Escolas IQ (indígenas e quilombolas). As fases também sofreram alteração, com uma nova divisão de etapas e novas nomenclaturas: Fase Classificatória e Fase Unificada.
Outra grande novidade para este ano é a criação dos eixos. As escolas que iniciarem a Fase Unificada deverão escolher o eixo cujas ações se enquadrem para o Desafio Final. São 3 eixos: Eixo bem-estar, esporte, saúde e qualidade de vida; Eixo acessibilidade, inclusão, solidariedade e cidadania; e Eixo sustentabilidade ambiental e conservação do patrimônio.
E assim, ao final da Fase Unificada, as 5 escolas mais pontuadas por eixo receberão a Premiação Final!
Já em 2024, o Projeto Estudantes no Controle teve um crescimento expressivo – principalmente em relação às regras da competição. Foram abertas 100 vagas e estas foram preenchidas por escolas de 28 cidades diferentes. Além disso, foram criadas duas outras premiações para o Projeto, com o objetivo de estimular a participação e o engajamento: a Bonificação Extra e o Troféu Interação. Foram disponibilizados no total R$231.000,00 (duzentos e trinta e um mil reais) para as três premiações.
Houve também a instituição de grupos e fases, além de etapas inéditas, com a intenção é incentivar uma maior adesão por parte das escolas. Assim, o Estudantes no Controle 2024 foi dividido, inicialmente, em duas competições paralelas: Grupo Escolas do Interior e Grupo Escolas da Capital, e todas as escolas passaram por todas as etapas na Fase Regional e na Fase Estadual. Ao final, 15 escolas que apresentaram as maiores pontuações foram premiadas.
Para Ana Carolina Camuzzo, coordenadora do Estudantes no Controle em 2024, as mudanças instituídas foram essenciais para manter a justiça da competição e o engajamento das escolas. “Trazer outras nuances para as regras do Projeto, assim como a instituição da Bonificação Extra, colocou a competição mais próxima de uma possível igualdade – fundamental quando lidamos com escolas que possuem realidades tão diferentes ”, destacou.
Em 2023 o projeto Estudantes no Controle aumentou a abrangência, tanto no número de escolas participantes como no que tange ao valor total da premiação concedida. Foram disponibilizados R$184.000,00 (cento e oitenta e quatro mil reais) para a iniciativa, que contou com a participação de 58 escolas estaduais, situadas na capital e em 18 municípios do estado de Mato Grosso do Sul. Para Reinaldo Martins Feitosa, coordenador do Estudantes no Controle, a valorização dos atores escolares no contexto do projeto é o diferencial. “Esse projeto é elogiado pelo fato de premiar não somente a escola, o que já resultaria em investimento estrutural e atendimento às necessidades. Mas o Estudantes no Controle também valoriza o professor e os alunos que se dedicam durante meses à concretização das etapas que levam à seleção das finalistas”, destacou.
Mesmo após dois anos consecutivos sem a realização do projeto – devido ao período pandêmico -, a retomada do Estudantes no Controle em 2022 consolidou a tendência de crescimento. Escolas da capital e dos municípios de Terenos, Jaraguari e Sidrolândia se inscreveram na iniciativa, que contou com 38 escolas estaduais. A premiação estabelecida para o ano de 2019 foi de R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais). Na ocasião, as escolas e professores premiados foram:
Escolas
Em 2021, devido ao período pandêmico, o projeto não foi realizado.
Em 2020, devido ao período pandêmico, o projeto não foi realizado.
Em 2019, já com o nome Estudantes no Controle, o número de participantes quadruplicou em relação ao ano anterior. Vinte escolas marcaram presença na 2ª edição do projeto, que contou com a participação de duas escolas do interior, mais precisamente das cidades de Terenos e Jaraguari. Foi a primeira vez que a iniciativa disponibilizou premiação. Na época, o valor total fixado foi de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais). Na ocasião, as escolas premiadas foram:
A criação do projeto Estudantes no Controle foi motivada pelo reconhecimento de um programa implementado no ano de 2016 pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). Segundo o controlador-geral do estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão de Arruda, a iniciativa da CGDF chamou a atenção por pautar o fortalecimento do controle social, o que se correlaciona com o que a CGE-MS preconiza, bem como despertou à necessidade de investimento com foco no público do ensino médio. “A intenção era, de maneira lúdica, atrair a atenção de estudantes do ensino médio para assuntos áridos, que não são fáceis de discutir, que não prendem a atenção, mas que são essenciais para favorecer a sociedade em termos de cidadania. Então, de acordo com o programa inicial proposto no Distrito Federal e com adequações voltadas à realidade regional, implementamos o projeto Estudantes no Controle em parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul”, explicou Girão de Arruda. O projeto piloto, intitulado como Controladoria na Escola, não abarcou premiações e começou com a participação de cinco escolas estaduais localizadas na capital do estado de Mato Grosso do Sul. No entanto, a adesão foi ampliada, progressivamente, no decorrer dos anos.
Relatos
O que os participantes dizem sobre o projeto?
Estudante na Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro (Aquidauana – MS)
Aprendemos muito durante o Estudantes no Controle, principalmente a ter o olhar crítico com relação à escola. O sentimento não é só pela premiação, mas por ter aprendido muito ao participar do projeto.
Professor na Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino (Campo Grande – MS)
Esse projeto traz um espírito de união, protagonismo e esforço dos estudantes dentro da escola. Isso não tem preço!
Estudante na Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino (Campo Grande – MS)
Esse projeto é tudo para mim. Tudo! Está sendo um foco para mim. Estou distraindo a minha mente com ele e, ao mesmo tempo, ajudando a escola
Unidade de Controle Social
(67) 3318 4013
Av. Des. José Nunes da Cunha S/N – Bloco III – Parque dos Poderes – CEP: 79031-310
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