A equipe do Observatório da Despesa Pública do Estado de Mato Grosso do Sul participou do I Seminário de Apresentação dos Estudos de Compras do ODP nos Estados, evento realizado pela Diretoria de Pesquisas e Informações Estratégicas (DIE), da CGU, nos dias 7 a 9 de fevereiro, em Brasília, que contou com a participação de dez estados e um município, ocasião na qual foram discutidos os resultados das análises de compras estaduais realizados pelas unidades ODP.estadual.
No dia 08, foi apresentado o resultado dos trabalhos desenvolvidos pela equipe do ODP.Mato Grosso do Sul, formada pelos auditores Marina Hiraoka Gaidarji, Leandro Silveira dos Santos e Ana Luiza Gonçalves, evidenciando constatações significativas e importantes para o melhor desempenho do controle das compras realizadas pelo estado de Mato Grosso do Sul.
O escolhido para comandar a CGE-MS, o Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, Carlos Eduardo Girão de Arruda, prestigiou o evento, que contou ainda, com a apresentação dos estudos do Espírito Santo, Alagoas, Ceará, Amapá e Rondônia; participação de Santa Catarina divulgando a ferramenta de monitoramento de compras do estado e, com a participação dos estados do Paraná, Goiás, Bahia e do Município de São Paulo. Após todas as exposições, ocorreu momento para dúvidas e considerações finais, além de discussão sobre perspectivas e ações da rede ODP para 2018-2022.
ODP.estadual
O Observatório da Despesa Pública é responsável por produzir informações estratégicas que visam apoiar e acelerar a tomada de decisões, por meio do monitoramento dos gastos públicos. O objetivo é contribuir para o aprimoramento do controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública.
Para reproduzir o modelo de atuação do ODP nos estados brasileiros, a CGU criou o ODP.estadual. Por conseguinte, o estado de Mato Grosso do Sul, firmou o Acordo de Cooperação Técnica n° 004/2016, em 21/01/2016, efetivando o ODP. Mato Grosso do Sul.