A Auditoria-Geral do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda firmou junto à Controladoria-Geral da União Acordo de Cooperação Técnica para a implantação do projeto ODP.estadual no estado de Mato Grosso do Sul.
Visando reproduzir nos estados brasileiros o modelo de atuação do Observatório da Despesa Pública, a CGU criou o projeto ODP.estadual. Com a adesão ao projeto, o Estado de Mato Grosso do Sul poderá utilizar o modelo de atuação e a expertise desenvolvidas e utilizadas pela CGU e pelos demais estados que já integram o grupo.
O Observatório da Despesa Pública (ODP) é uma unidade permanente da Controladoria-Geral da União (CGU) voltada à aplicação de metodologia científica, apoiada em tecnologia da informação, para a produção de informações que visam subsidiar e acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos.
O objetivo do ODP é contribuir para o aprimoramento do controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública. Os resultados gerados pela unidade servem como insumo para realização de auditorias e fiscalizações, bem como para informar aos gestores sobre indicadores gerenciais relativos à realização de gastos públicos, de modo a permitir análises comparativas, subsidiando a tomada de decisões para melhoria da aplicação dos recursos públicos.