Perguntas Frequentes
Aqui, você encontrará respostas rápidas e precisas para as dúvidas mais comuns, abrangendo diversos tópicos relevantes aos serviços públicos e às operações da instituição.
Não concordei com a minha pontuação, posso entrar com recurso?
Todas as etapas terão um período para que os professores orientadores enviem seus recursos – que precisam estar acompanhados com a justificativa e as evidências. No ato de envio do informe com a pontuação, a coordenação do projeto encaminha, também, as orientações para a abertura de recursos.
Todas as etapas do Projeto são obrigatórias?
As etapas obrigatórias são: Oficina de Capacitação, Auditoria Cívica, Tarefa Especial e Desafio Final. Já a etapa de Plano de Ação é apenas classificatória.
Como funcionam os grupos, fases, etapas e eixos da edição 2025?
O projeto será dividido, inicialmente, em três competições paralelas: Grupo Escolas Seniors, Grupo Escolas Novatas e Grupo Escolas IQ (Indígenas e Quilombolas). Desse modo, as escolas que já participaram anteriormente do Projeto serão alocadas no Grupo Escolas Seniors; as escolas que nunca participaram do Projeto serão alocadas no Grupo Escolas Novatas; e as escolas que são consideradas Indígenas e Quilombolas pela SED serão alocadas no Grupo IQ. A competição seguirá dividida em grupos até o final da Fase Classificatória, onde os pontos de cada etapa serão somados e as 45 escolas mais pontuadas de cada grupo passarão para a Fase Unificada. Ao final da Fase Unificada, cada escola deverá escolher qual eixo irá submeter suas ações do Desafio Final, sendo 3 eixos possíveis: Eixo bem-estar, esporte, saúde e qualidade de vida; Eixo acessibilidade, inclusão, solidariedade e cidadania; e Eixo sustentabilidade ambiental e conservação do patrimônio. Assim, as 5 escolas mais pontuadas de cada eixo serão premiadas.
Quem recebe a premiação?
A premiação é destinada a três públicos: unidade escolar, professor orientador e estudantes que compõem a equipe. Específicos para cada público e colocação, os valores das premiações podem ser consultados através da Resolução Conjunta CGE/SED nº 8.
Como eu faço para inscrever minha escola?
O diretor ou diretor adjunto deverá efetuar o login em https://www.cge.ms.gov.br/estudantesnocontrole/login, utilizando o mesmo acesso que já possui do GSI (Mesma credencial utilizada para o e-SGDE). Em seguida, basta clicar em “Inscrever” e escolher um professor para ser o Orientador do Projeto.
Quantas escolas podem participar da edição 2025 do Projeto?
Serão aceitas as 160 primeiras inscrições e cada escola deverá escolher até 20 alunos para fazer parte da equipe que, junto com o professor orientador, participará da disputa.
Quem pode participar do Projeto Estudantes no Controle?
Podem se inscrever as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul localizadas localizadas nas cidades de abrangência das Coordenadorias Regionais de Educação 1, 2, 3, 4, 5, 7, 9 e 11: Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antonio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora, Taquarussu, Terenos e Vicentina.