Escolas têm até 10 de julho para finalizarem a 3ª etapa do projeto Estudantes no Controle, da CGE-MS

Categoria: Estudantes no Controle | Publicado: quinta-feira, junho 23, 2022 as 11:05 | Voltar

O projeto Estudantes no Controle, da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), continua movimentando e fomentando os participantes a se envolverem, cada vez mais, nas tarefas a serem executadas.

Desde o dia 20 de junho até 10 de julho, está em andamento a terceira etapa do Projeto que corresponde à Auditoria Cívica. Nesta fase, o intuito é estimular a auditoria cidadã que tem os seguintes objetivos:

  • Identificar a situação e a qualidade da estrutura disponível nas escolas participantes;
  • Propiciar uma experiência pedagógica aos cidadãos, na qual ele perceba que sua participação nas políticas públicas tem impacto positivo na qualidade dos serviços;
  • Propor soluções àquilo que for identificado, de modo que a própria escola poderá solucionar tais pontos com os seus meios disponíveis e, caso não tenha, procure desenvolver um canal direto com órgãos que possam, de alguma maneira objetiva, colaborar com a solução do problema identificado.

Para a realização desta etapa, os servidores do setor da Ouvidoria-Geral do Estado, da CGE-MS, envolvidos no Projeto elaboraram uma série de questões que estão disponíveis no aplicativo “Monitorando a Cidade” e os estudantes participantes precisam responder às perguntas, dentro do prazo estipulado, com a coordenação do professor orientador.

O “Monitorando a Cidade” é uma plataforma de monitoramento desenhada para ajudar comunidades, indivíduos e organizações da sociedade civil a acompanhar compromissos do poder público e, desta forma, demandar uma maior responsabilidade cívica dos gestores e políticos.

Suas ferramentas ajudam cidadãos a identificar temas importantes que afetam a vida cotidiana, a organizar campanhas locais de coleta de dados e a criar visualizações interessantes para promover transformações sociais positivas.

Estudantes no Controle

As escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul que participam do Estudantes no Controle estão localizadas somente nos municípios de Campo Grande, Jaraguari, Terenos e Sidrolândia, conforme o edital. Ainda faltam mais duas fases para a execução integral do Projeto. Confira, abaixo, o cronograma:

  • Participação dos professores orientadores na Oficina Preparatória (dias 10, 13 e 17 de maio);
  • Presença na apresentação da peça teatral “O Auto da Barca da Cidadania” (dia 31 de maio);
  • A realização da Auditoria Cívica (20 de junho a 10 de julho);
  • A execução coletiva do Desafio (data a definir);
  • A divulgação da Tarefa Especial que este ano tratará da divulgação, no âmbito da comunidade escolar, das Cartas de Serviços, disponibilizadas pelo Poder Executivo Estadual nos sites das secretarias, autarquias e fundações ou diretamente no site www.cartasdeservicos.ms.gov.br (data a definir).

Karla Tatiane, CGE-MS
Fotos: Divulgação

Publicado por: kjesus@segov

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.