No intuito de aprimorar os trabalhos do PMSI (Programa MS de Integridade), equipe da CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) visito os gestores da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) nesta sexta-feira (5).
A orientação técnica, exclusivamente para a autarquia, teve o objetivo de explicar e nortear a nova direção da Unidade Seccional de Controle Interno, que estará à frente dos trabalhos na efetivação do PMSI no âmbito da entidade.
O coordenador do Programa de compliance no Governo do Estado, João Francisco Arcoverde Lopez, que atua pela CGE-MS, informou que foi realizada uma revisão das ações já em execução e levantadas outras que precisam ser implementadas.
“Entregamos hoje um relatório contendo um conjunto de ações, a partir dessa revisão de mitigação dos riscos de integridade aqui da Agepen, que a equipe agora vai se debruçar sobre o conteúdo para posteriormente fazermos uma reunião mais detalhada de priorização e definição de um cronograma de realização dessas ações”, afirmou João Arcoverde, reforçando que muitas recomendações estabelecidas têm sido colocadas em prática pela agência penitenciária.
Para o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, o trabalho conjunto e alinhado às diretrizes desse Programa reforça o compromisso da instituição com a responsabilidade na gestão do serviço público. “Essas tratativas com os coordenadores do programa contribuem ainda para a definição conjunta de outras providências relacionadas à efetiva implantação e desenvolvimento do PMSI”, destacou.
A Agepen aderiu ao Programa MS de Integridade em 2021, o qual foi criado pelo Decreto n° 15.222, de 7 de Maio de 2019, para mitigar riscos de corrupção e desvios de conduta, fortalecendo a cultura da ética e da integridade no serviço público, bem como implementar melhorias procedimentais na gestão pública, tendo a CGE-MS, em parceria com a Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), as responsáveis pelo desenvolvimento do mesmo.
Também participaram do encontro, os auditores do Estado, Marcos Sant’Ana e Florismar de Castro; o responsável pela Unidade Seccional de Controle Interno e policial penal, Antonio João Ferreira Junior; e o assessor da presidência da Agepen, Anderson Moreno.
Com informaçãoes e fotos da Ascom da Agepen