A capacitação faz parte do Programa de Fortalecimento de Corregedorias da Controladoria-Geral da União
Campo Grande (MS) – Cerca de 50 servidores do Governo do Estado e dez auditores da Prefeitura de Campo Grande participam de dois treinamentos voltados a temas correcionais a partir desta quinta-feira (28.11) em Campo Grande. Os temas abordados giram em torno da responsabilização de agentes públicos e entes privados. A ação faz parte do Programa de Fortalecimento de Corregedorias (Procor), da Controladoria-Geral da União (CGU), ao qual são signatários.
De acordo com o Corregedor-Geral do Estado, Natalino Gonçalves de Almeida, a CGU tem expertise no tema correição e por meio dessa parceria vai disponibilizar a metodologia utilizada por sua equipe de trabalho.
“É uma parceria de extrema importância para nosso Estado. Com a presença dos colegas da CGU, podemos ter conhecimento das melhores práticas utilizadas por eles, com objetivo de aprimorar nossas ações em defesa de um Estado transparente e eficiente. A CGU é nossa referência, uma vez que tem apresentado resultados importantes no combate à corrupção. Por isso, ter acesso aos sistemas operacionais e capacitações técnicas oferecidos pela Controladoria é um trabalho que vai ampliar ainda mais nossos horizontes”, pontuou.
De acordo com o Controlador-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, neste semestre a CGU está oferecendo quatro cursos presenciais a MS, com os temas Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e Processo Administrativo de Responsabilização (PAR).
“Os servidores, tanto da Prefeitura de Campo Grande quanto do Governo do Estado que estarão envolvidos, atuam no controle interno nas mais diversas secretarias como Educação, Saúde, Departamento de Trânsito e até mesmo nas próprias Controladorias. A programação oferecida terá cinco dias de duração, com direito a material técnico e utilização dos sistemas informatizados da Corregedoria-Geral da União. Com certeza é um grande passo no aprimoramento da máquina pública e na melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos”, declarou.
Na quinta e sexta-feira (29.11) o curso será Processo Administrativo de Responsabilização de Entes Privados, ministrado pelo auditor federal Marcelo Pontes Vianna. A programação será retomada na segunda-feira (02.12) e segue até quarta-feira (04.12) com o tema Processo Administrativo Disciplinar, ministrada pelo auditor federal Bruno Fracalossi.
O evento tem início as 8h, na sede da Advocacia Geral da União (AGU-MS), que fica na avenida Afonso Pena, n 6134, em frente ao Parque das Nações Indígenas. O evento é uma parceria realizada por meio da Rede de Corregedorias, composta pela CGU e pelas corregedorias-gerais dos estados, municípios e outros poderes da União.
Diana Gaúna – Controladoria-Geral do Estado.
Foto: Reprodução/ CGU.