Conaci participa da segunda etapa do PNPC

Categoria: Gestão Pública | Publicado: quarta-feira, junho 15, 2022 as 16:30 | Voltar

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle, participou hoje, 15, da Segunda Etapa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção: Gestão e Ética. Além dele, o controlador-Geral do Mato Grosso do Sul e membro do Conaci, Carlos Eduardo Girão, também compartilhou as experiências do Estado com Programa de Integridade.

O presidente do Conaci e controlador-Geral do Estado de Minas Gerais falou sobre a importância do PNPC principalmente para os municípios e estados brasileiros. Além disso, contou sobre a experiência de Minas Gerais diante da Política Mineira de Promoção da Integridade (PMPI). Disse sobre campanha de integridade, apoio da alta administração e podcast que contribuem com a política. Citou também o curso do Conaci “Como as Ciências Comportamentais Podem Tornar os Programas de Compliance Anticorrupção Mais Efetivos?”, voltado para servidores dos órgãos membros do Conselho.

“Acredito que o PNPC é uma chance muito boa dos órgãos conhecerem melhor como eles estão, terem o diagnóstico. Mas o mais importante é o plano de ação que é elaborado a partir do diagnóstico, e com essas ações é que nós vamos conseguir uma efetividade melhor na gestão”, opinou Fontenelle.

Segundo Girão, o estado do Mato Grosso do Sul foi o início do PNPC, com autoridades do Controle Interno e Externo atuando para alavancar o programa. “A vivência nos diz que a parte de detecção e punição [da corrupção] é pouco efetiva. A parte de prevenção, além de ser mais barata, pode gerar um estado de ânimo que propicie as boas práticas desde que centrado na ética. Assim, as boas práticas aumentam a produtividade e efetividade das políticas públicas”, ressaltou. Além disso, explicou sobre o programa de promoção a integridade do MS.

Ascom do Conaci

Publicado por: kjesus@segov

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.