Auditores do Estado, da CGE-MS (Controladoria-Geral de Mato Grosso do Sul) foram credenciados desde setembro para atuarem como instrutores em cursos oferecidos pela Escolagov (Fundação Escola de Governo de MS).
Algumas das temáticas nas quais foram habilitados são: Avaliação de Imóveis, Contabilidade Pública, Direito Público e Orçamento Público, Fiscalização de Obras, Gestão de Riscos, Gestão e Fiscalização de Contratos, Implementação e Monitoramento de Controles Internos, Lei Federal n. 14.133/2021, Planejamento nas Contratações Públicas.
Também poderão ser ministrados cursos com os auditores nas áreas de: Direito Administrativo, Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoas Jurídicas, Sistema e-PAD, Compliance, Conceitos Iniciais de Auditoria Interna Governamental (AIG), Integridade, Conceitos Básicos da Nova Lei de Licitações, Linguagem de Programação para iniciantes Phyton, Introdução à Lei de Responsabilidade Fiscal, Uso e Criação de APIs REST, entre outros.
Mais de 10 auditores da CGE-MS estão habilitados para se dedicarem à capacitação dos servidores quando as turmas estiverem fechadas pela Escolagov.
Leandro Silveira dos Santos, auditor do Estado e gestor na área de Tecnologia da Informação, na instituição, fala sobre a oportunidade. “Sempre é bom compartilhar conhecimento e contribuir no aperfeiçoamento profissional dos servidores e cidadãos interessados nos temas oferecidos pela Escola de Governo”, afirma.
Outro auditor, Vinícius da Silva Almeida, gestor da Unidade de Auditoria em Convênios, Repasses e Parcerias, comenta sobre a experiência. “Nesta semana será minha primeira vivência como ministrante. Estou animado, porque o curso segue a linha na qual eu gosto e atuo diariamente. Minhas expectativas são as melhores e acredito que as dos servidores que solicitaram também. Será uma troca mútua de conhecimento”, finaliza.
Escolagov
A entidade foi criada com o objetivo de promover a valorização e o desenvolvimento do servidor público, adequando-os aos novos perfis profissionais requeridos pelo setor público, por meio de um programa permanente de capacitação, elevando o nível de qualidade, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados ao cidadão.
Em sua missão, a Fundação Escola de Governo colabora com a formação de lideranças na sociedade civil para que possam intervir, com conhecimento de causa, no debate público sobre as questões de Estado, além de produzir e difundir ideias sobre a gestão e políticas públicas.
A Escolagov desenvolve atividades alicerçadas em três linhas de atuação: Desenvolvimento do Servidor Público, Desenvolvimento da Cidadania e Melhoria da Governança.
Karla Tatiane, CGE-MS