Publicado em 03 jul 2025 • por Thalita da Luz Vieira De Assis •
A Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) participou, nesta terça-feira (01), da 5ª Reunião da Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada, que aconteceu em Brasília (DF). O encontro reúne representantes de órgãos de controle e especialistas de todo o país para fortalecer as ações voltadas à ética, conformidade e integridade no setor privado.
A iniciativa é coordenada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e tem como objetivo incentivar a atuação conjunta entre os setores público e privado na difusão de valores éticos e na prevenção à corrupção.
Durante o encontro, são discutidos temas como parcerias público-privadas com foco em integridade, mecanismos de compliance em micro e pequenas empresas, e ações educativas voltadas à integridade empresarial.
Neste encontro, a CGE-MS foi representada pela auditora do estado Ione Figueiredo – chefe da Unidade de Integridade Privada(UNIPRI),que compõe a Diretoria-Geral de Governança e Compliance (DGC).
Para Ione Figueiredo, a participação do Estado na Rede é estratégica para o fortalecimento da governança. “Estar presente na Rede Nacional é uma oportunidade de ampliar o diálogo com instituições que compartilham do mesmo compromisso com a integridade. Trocamos experiências, buscamos soluções conjuntas e fortalecemos o papel da CGE como promotora de boas práticas também no setor privado. Esse intercâmbio é essencial para fomentar uma cultura de integridade sólida em Mato Grosso do Sul”, destaca a auditora.
A CGE-MS reforça seu compromisso com uma gestão pública íntegra e transparente, atuando em sinergia com outras esferas de governo e com o setor empresarial para construir um ambiente institucional mais ético e sustentável.