Na manhã desta segunda-feira (24), no auditório Germano Barros de Souza – Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo –, o Governo do Estado e as Secretarias de Governo e Gestão Estratégica e a de Administração lançaram o Sistema de Processo Administrativo, plataforma unificada das demandas internas e externas relacionadas à tramitação de documentos e virtualização de processos da administração pública.
A iniciativa está alinhada com as diretrizes governamentais de transformação digital dos processos administrativos. A plataforma terá início, de forma efetiva, a partir de janeiro de 2024.
O controlador-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, prestigiou o evento e falou sobre as ações. “O Estado está avançando com mais um passo no caminho de dois dos quatro eixos: próspero, inclusivo, verde e digital. Nestes últimos dois eixos é uma evolução muito grande. Esta iniciativa vai trazer muita transparência, sustentabilidade, economia e agilidade nos processos administrativos. Um evento que demonstra um comprometimento de toda a gestão estadual na implantação desse Sistema e com a expectativa de que já no início do ano que vem, todos nós trabalhando desde o início dos processos”, relatou.
No evento, o governador Eduardo Riedel afirmou: “Todos nós estamos inseridos neste processo, por meio da comunicação, serviços em geral. O que aconteceu com os bancos, vai acontecer com os governos. Alguns estados avançaram mais do que nós, e vamos aproveitar o que os outros fizeram para a nossa realidade, trazendo resultado e eficiência”, disse o governador Eduardo Riedel em seu discurso.
A previsão é de que com o Sistema de Processo Administrativo, as atividades em trâmite na gestão sejam executadas de maneira mais rápida e eficiente, além de gerar economia de aproximadamente 50% em relação ao uso de papel.
O governo estadual implementa a plataforma de processos administrativos digitais para eliminar o uso de papel e, assim, gerar economia aos cofres públicos e sustentabilidade ambiental. Esta mudança dará mais agilidade aos processos e ao mesmo tempo será uma ação sustentável, com foco na responsabilidade ambiental.
Na solenidade foi assinado o decreto de regulamentação que institui o Comitê Gestor do Processo Administrativo Eletrônico (Cogepae), responsável pela implantação do Sistema do Processo Administrativo Eletrônico nos órgãos da administração direta, autárquica e fundacional do Executivo Estadual. Também foram apresentados o sistema, o cronograma do projeto e das capacitações dos servidores.
A ferramenta marca o novo ciclo de inovação tecnológica para a gestão digital dos processos administrativos do Estado, iniciativa que vai garantir a celeridade, produtividade, economicidade, melhores resultados e modernização governamental.
Karla Tatiane, CGE-MS com informações da Comunicação do Governo do Estado de MS
Foto: Saul Schramm