Planejamento estratégico da CGE-MS está em fase de execução

Categoria: Planejamento | Publicado: segunda-feira, abril 25, 2022 as 09:00 | Voltar

O documento foi elaborado para as ações serem realizadas no período de 2022 a 2025

O lançamento do Planejamento Estratégico da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) foi lançado no dia 20 de abril com a presença de toda a equipe da instituição, no auditório da Escola Superior de Controle Externo, do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (Escoex-TCE/MS), e alguns setores já estão executando as atividades apontadas no documento.

Um deles é o da Assessoria de Tecnologia da Informação (Asti) que está empenhado na entrega, ainda neste semestre, da Intranet. De acordo com o gestor da Asti, Leandro Silveira dos Santos, os serviços estão em desenvolvimento.

“É uma ferramenta de comunicação e integração e com ela, nós conseguiremos entregar informações e serviços para todos os integrantes da CGE, inclusive, aqueles que estão nas setoriais e seccionais. Atualmente, nós estamos trabalhando para que cada gestor de unidade tenha acesso correspondente a sua área de atuação e, futuramente, dentro do que formos desenvolvendo e ampliando as entregas deveremos aumentar os acessos”, afirma.

Outro departamento que também já pôs em prática o planejamento estratégico da CGE-MS, é a Superintendência Administrativa e Financeira (Suaf). Segundo Ângela Pereira Scapassassi, as implementações aos poucos estão acontecendo.

“Neste momento, estamos fazendo todo o levantamento de patrimônio para melhorar a nossa infraestrutura. Até porque, em breve, vamos receber os novos auditores e precisamos estar preparados para a chegada deles. Mas, além disso, este trabalho é importante porque também queremos atender a satisfação do nosso público interno. Também temos outros pontos a serem tratados como o setor de Recursos Humanos, mas vamos seguir o cronograma estabelecido de acordo com o planejamento estratégico”, revela.

Para o controlador-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão de Arruda, o planejamento estratégico é um divisor na história da CGE-MS. “São diversas ações que serão feitas nesses quatro anos para que alcancemos nosso objetivo que é sermos reconhecido dentro do Estado como um órgão de excelência, na avaliação de políticas públicas, na área de Auditoria; de proteção ao bem público, de Correição; e, na área de relacionamento com a população, de controle social e de promoção de interface com o cidadão, na área de Ouvidoria", aponta.

Chefe do setor de Governança e Comunicação, Juris Jankauskis Júnior, durante a apresentação

Mas afinal, o que é planejamento estratégico?

Tanto no mercado privado quanto no público o “planejamento estratégico ou planeamento estratégico” é uma realidade cada vez mais necessária, pois, através dele é organizada uma estrutura em que todas as ações da empresa e/ou instituição, em um determinado período, é embasada para a tomada de decisões que auxiliam na definição de planos de execução e metas.

Assim, este documento potencializa a jornada dos trabalhos e serviços em direção ao sucesso. Mas, para que seja alcançado este objetivo, os esforços precisam ter engajamento coletivo e mais ainda: é necessário que sejam contínuos e permanentes. Dessa forma, de tempos em tempos, o planejamento precisa ser reajustado à realidade pela qual a instituição está passando.

Conforme o chefe do setor de Governança e Comunicação, Juris Jankauskis Júnior, a expectativa é ter a participação de todos os integrantes da CGE na execução do planejamento estratégico. “Agora, precisamos executar essas ações e colocar a mão na massa, envolver e desenvolver as ações do documento. Essas ações precisam sair do papel. O nosso contrato interno foi feito baseado no planejamento estratégico e no PMSI [Programa MS de Integridade]... Então, os setores sabem o que precisa ser executado. O planejamento estratégico é um mapa geral daquilo que precisa ser feito”, finaliza.

Texto e fotos: Karla Tatiane, CGE

Publicado por: kjesus@segov

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.