O programa é o primeiro podcast no cenário da gestão pública no Brasil que agrega, simultaneamente, convidados da administração pública e da iniciativa privada.
Agora, os episódios do podcast Controle 360 contam com a interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A conquista é fruto de parceria entre a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio da Divisão de Inclusão Educacional (DINE).
“Tornar os produtos de mídia que estamos desenvolvendo no âmbito da CGE-MS cada dia mais acessíveis é um objetivo que sempre esteve em nosso planejamento. O sentimento é de gratidão pela resposta positiva da UEMS em garantir a interpretação em Libras do podcast Controle 360. Estamos iniciando essa terceira temporada com a certeza de que a função social do programa está sendo ainda mais potencializada”, destacou a jornalista e apresentadora do programa, Thaís Firmino.
Através da interpretação em Libras, a CGE-MS amplia seu compromisso com a acessibilidade e coloca à disposição da comunidade surda diálogos valorativos ao controle interno a partir de temáticas específicas e transversais. Assim, de forma equânime, usuários da Libras poderão ter acesso às informações antes restritas à comunidade ouvinte.
Para a chefe do setor de tradução e interpretação de língua de sinais da UEMS, Patrícia Taffarel, ações como esta respeitam e asseguram os direitos linguísticos da comunidade surda. “Compreendemos que a inclusão e a acessibilidade são pilares essenciais para garantir que todas as vozes sejam ouvidas, especialmente em um contexto de participação cidadã. Essa parceria entre a CGE-MS e a UEMS demonstra um compromisso das entidades em garantir que todos os cidadãos possam se informar e participar ativamente das discussões sobre a gestão pública”, afirmou.
A terceira temporada do podcast Controle 360 estreia nesta quinta-feira (8) e vai tratar sobre transparência, integridade, governança e autoconhecimento. O programa é exibido todas às quintas-feiras, às 12h15, na Rede E (Canal 4.1) e no canal @cge-ms no Youtube.
Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Imagem: Thaís Firmino