A CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) é uma das participantes do Modelo de Governança e Gestão e foi reconhecida com a terceira maior pontuação entre as secretarias de Governo do Estado e vinculadas.
O Modelo de Governança e Gestão (Gestão.gov.br) tem como objetivos contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.
Por essência, os auditores e técnicos da CGE-MS contribuem na efetividade da aplicação das políticas públicas, por meio da melhoria contínua da governança e da gestão e, portanto, dos serviços prestados ao cidadão.
A busca pela excelência dos trabalhos realizados e das entregas mostram o quanto a instituição vem ampliando e expandindo as ações, desde a sua criação em 2016. Também é notório o compromisso e o fomento ao fortalecimento da transparência, gestão e governança, além da atuação essencial na gestão pública do Poder Executivo Estadual.
Conforme a controladora-geral Adjunta do Estado, Marina Hiraoka Gaidarji, a premiação é resultado de uma força conjunta no aprimoramento de processos e na integralidade das atividades, sempre com o mesmo intuito: atender a população.
“Receber uma boa avaliação é sempre muito satisfatório, mas participar do modelo de governança e gestão é evidenciar que estamos no caminho da profissionalização da gestão da coisa pública. E, sem dúvidas, a Controladoria-Geral de Mato Grosso do Sul conta com servidores comprometidos e capacitados. Essa premiação é o reconhecimento pela dedicação de cada um”, afirma.
A gestora da pasta complementou que a alegria da premiação é enorme. “Estamos muito felizes com a classificação alcançada, e gostaríamos de ter todos os órgãos e entidades do estado de MS nas melhores colocações em nível nacional, para atendermos cada vez melhor cada cidadão sul-mato-grossense”, finaliza.
Além da CGE-MS, que ocupou o 3º lugar, completaram o pódio: Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), atual Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Prêmio
Em maio deste ano, a CGE-MS conquistou a nota 88,65 na avaliação da Aplicação do Modelo de Governança e Gestão. O certificado concedido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos corresponde ao Bronze – 4, maior índice da análise.
A Aplicação do Modelo de Governança e Gestão trata-se de uma iniciativa nacional com objetivo de contribuir para o aumento da maturidade de gestão e governança dos órgãos que operam recursos federais.
Entre os benefícios que são atribuídos com a nota destacam-se: fortalecimento da governança, melhoria da qualidade da gestão com foco em um contínuo aperfeiçoamento, participação em ação cooperativa que possibilita troca de experiências entre as organizações de todo o País, compartilhamento de conhecimento e unificação de entendimentos e o fortalecimento de uma gestão pública voltada à integridade, integração, inovação, transparência e efetividade das ações.
Texto e fotos: Karla Tatiane, CGE-MS