Campo Grande (MS) – A Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa (Fertel) começou a implementação das medidas do Programa MS de Integridade (PMSI), previstas no Decreto nº 15.222 assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e editado pela Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), com o objetivo de buscar a excelência na gestão pública e fortalecer a cultura da ética e da integridade no serviço público.
O objetivo do decreto é promover a governança no poder público, assegurar a integridade e afirmar a ética como um dos princípios basilares da gestão. O PMSI cria mecanismos para combater irregularidades e identificar riscos de má gestão.
“São medidas que ampliam a transparência e reforçam a confiança na gestão pública, isso é fundamental para o fortalecimento e confiança nas instituições”, comentou o diretor-presidente da Fertel, jornalista Bosco Martins, em reunião com o coordenador do PMSI e assessor da Controladoria-Geral do Estado, João Francisco Arcoverde Lopez.
Bosco Martins, junto com o diretor Jurídico da Fertel, procurador Danilo Magalhães, discutiu nessa semana com o coordenador do PMSI as ações para implementação das medidas, que incluem nessa primeira fase o planejamento e gestão, formação de equipe compliance e formatação do plano de ação para homologação pelo Controlador-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda.
Para a implementação do PMSI, a Escola de Governo (Escolagov) promoverá treinamento de servidores que formarão a equipe responsável pela execução do Plano de Ação, que tem como principal objetivo a excelência da gestão, focado na ética e na prática de condutas corretas de dirigentes e servidores, com ênfase na prevenção e controle à exposição aos riscos de integridade.