Na segunda-feira (20), a partir das 8h30, os setores da Assessoria de Tecnologia da Informação (Asti) e o Centro de Informações Estratégicas (CIE), da CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul), promovem o workshop “Ferramentas de Análise de Dados e de Automação de Processos da CGE-MS”.
Com a finalidade de divulgar para os auditores do Estado os projetos e soluções de análise de dados e de automação de processos desenvolvidos pelos setores promotores do evento, bem como fomentar a integração dos participantes em utilizar melhor os dados e debater novas demandas que possam surgir durante as apresentações.
“Queremos ajudar os auditores a compreender melhor os dados e como obter insights valiosos sobre eles, além de fornecer subsídios que possam ajudá-los a analisar mais detalhadamente o que precisam na sua rotina de trabalho”, comenta o auditor do Estado e chefe da Asti, Leandro Silveira dos Santos.
A também auditora e chefe do CIE, Ana Luiza Gonçalves, acrescenta que com o conhecimento adquirido as entregas dos colegas devem ficar mais céleres. “Acreditamos que após o evento, os auditores devem acelerar, significativamente, o trabalho que realizam atualmente, permitindo uma ampla análise de grandes quantidades de dados e reduzindo o tempo necessário para concluir os processos de auditoria”, afirma.
Os gestores ressaltam que com as ferramentas de automação que a Controladoria-Geral dispõe, podem ser realizadas com maior agilidade às entregas da auditoria por meio do monitoramento contínuo de seus processos, gerando aumento da produtividade e economia de tempo e recursos, uma vez que não será mais necessário despender tempo com tarefas manuais e repetitivas.
Entre as pautas pontuadas para as discussões está a linguagem de programação Python, as ferramentas de análise de dados ACL e SQL, além do software Excel.
Com os esclarecimentos, em um futuro próximo, as equipes de TI e Informações Estratégicas pretendem viabilizar cursos e suportes mais específicos aos auditores que se interessarem sobre os assuntos abordados.
Karla Tatiane, CGE-MS
Foto: Freepik