O controlador-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão de Arruda, prestigiou na manhã desta quarta-feira (1º.2), a posse dos 24 deputados estaduais eleitos e reeleitos na sessão solene realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems).
Para o gestor, a data de hoje é significativa. “A CGE-MS está marcando presença no início dos trabalhos legislativos desta 12ª legislatura estadual, sabendo que há muito trabalho pela frente para a construção de um Estado cada vez mais próspero, solidário, inclusivo e justo. Esperamos e estamos à disposição dos deputados para construirmos em conjunto todas as matérias ou pautas de lei que possam ajudar neste rumo”, afirmou.
Ele ainda desejou boas-vindas e sucesso aos parlamentares. “Fazemos votos para que todos os deputados desempenhem as ações da melhor maneira possível com o objetivo de que o sucesso dos trabalhos reflitam em melhorias significativas de políticas públicas e outras realizações que atendam a sociedade sul-mato-grossense”, finalizou.
No evento, alguns parlamentares ocuparam a tribuna para os discursos, assim como o governador Eduardo Riedel que, em um dos momentos de sua fala, aproveitou para ponderar o atual cenário.
“Aproveito esta preciosa oportunidade para fazer um alerta e uma reflexão: os inúmeros problemas que nos desafiam não podem ser subdimensionados e atropelados pelas razões da luta ideológica entre os diferentes lados e pela trágica conflagração entre irmãos. Afinal, os dois campos políticos hoje divergentes acabam portadores de desafios comuns. Eles se reencontram, por exemplo, na busca por emprego e melhor renda – oportunidades para melhorar de vida”, disse.
Riedel disse ainda estar aberto para debater soluções. “Este Parlamento encontrará à frente do Estado um governador disposto ao diálogo; sensível e atento às causas coletivas; aberto às inovações que representem ganhos de qualidade; seguro e convicto das ideias que lastreiam o nosso programa, cujo ponto de chegada é um estado próspero, verde, inclusivo e digital; e absolutamente consciente das suas enormes responsabilidades”, declarou.
Acompanhada por centenas de pessoas, a solenidade – que também foi transmitida por todos os veículos de Comunicação da Casa de Leis – contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Contar, do procurador-Geral de Justiça do Estado, Alexandre Magno Lacerda, do presidente do Tribunal de Contas de MS, conselheiro Jerson Domingos, e diversas autoridades estaduais, municipais e familiares dos parlamentares.
Em sessão extraordinária, após a instalação da 12ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), ocorreu a eleição da Mesa Diretora para condução dos trabalhos. A qual resultou nos seguintes nomes: Gerson Claro é o novo presidente, Renato Câmara o 1º vice-presidente, Zé Teixeira o 2º vice-presidente e Mara Caseiro ocupará a 3ª vice-presidência. Para 1º secretário assumiu o deputado Paulo Corrêa e Pedro Kemp e Lucas de Lima, respectivamente, ficaram como 2º e 3º secretários.
Karla Tatiane, CGE-MS
Foto capa: Ascom Alems
Foto interna: Saul Schramm