Na última sexta-feira, 22, os membros do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) elegeram a presidência para o próximo biênio, a chapa foi eleita por aclamação pelos participantes.
A próxima diretoria será composta pelo presidente e secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Camata e os vice-presidentes, Erika Lacet, secretária da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco, e Luís Augusto Rocha, auditor-geral do Estado da Bahia.
Camata destacou as expectativas para a nova gestão. “A nova gestão se dedicará especialmente a temas como inovação, inclusão dos municípios e à execução do novo planejamento do Conaci, que mostra a importância de um conselho que fale para fora, realize parcerias com grandes organizações que trabalham temáticas afins e gere valor para as controladorias”.
Já Erika ressaltou a importância de ter uma mulher em cargo de liderança e como isso impacta o Conaci. “A presença de uma mulher como vice-presidente do Conaci é de extrema importância, pois representa um avanço significativo na promoção da igualdade de gênero e na diversificação da liderança dentro do Conselho. Essa escolha tem o potencial de impactar com certeza o órgão fomentando a equidade de gênero no âmbito do Controle Interno nacional, além de estar alinhando ao Planejamento Estratégico da instituição. Ademais, o olhar feminino pode trazer mais leveza ao controle interno e ao combate à corrupção e transparência pública”.
“Dando continuidade ao impressionante crescimento institucional do Conaci nos últimos anos acredito que a próxima gestão deve ter dois focos. O primeiro é ampliar a entrega de produtos e serviços aos membros, na forma de capacitações, sistemas e orientações técnicas. O outro foco é dar continuidade ao fortalecimento da imagem institucional do conselho no âmbito nacional por meio de parcerias estratégicas”, ressaltou Rocha sobre os avanços e mudanças para o próximo biênio.
Conheça as principais propostas da nova gestão
- Levar as ações do Conaci para os pequenos municípios e no especialmente os de menor estrutura;
- Agregar valor à imagem do Conaci para a sociedade e instituições nacionais e internacionais;
- Investir em tecnologia, gestão do conhecimento e alinhamento de metodologias para um Controle Interno uniforme e eficiente nos três níveis de governo.
Conheça a presidência do biênio 2024-2025
Edmar Camata – Presidente do Conaci 2024-2025. Vice-presidente do Conaci 2022-2023. Secretário de Controle e Transparência (Secont) desde janeiro de 2019. Agente licenciado da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Mestrando em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca (Espanha), formado em Direito e tem especializações em Gestão Integrada em Segurança Pública, Ministério Público e Defesa da Ordem Jurídica e MBA em Gestão Pública. Sempre se dedicou, de forma voluntária, a assuntos de interesse social. Atuou na Transparência Capixaba entre 2006 a 2018, tendo sido diretor da ONG por quatro anos, quando criou o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Participou também do Fórum de Entidades em Defesa da Bacia do Rio Doce e do movimento Unidos Contra a Corrupção, além de ter atuado ativamente na campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”. Foi membro voluntário do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção do Governo do Estado.
Érika Lacet – 1ª vice-presidente do Conaci 2024-2025. 2ª vice-presidente 2023. Atual secretária da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado/Pernambuco, é bacharela em Direito, pós-graduada em Direito Tributário e tem MBA em Gestão de Projetos, certificada em Implementação da LGPD pela Privacy Academy, certificada em Governança e Gestão de Riscos. É procuradora do Estado de Pernambuco e está em sua segunda passagem pela chefia da SCGE.
Luís Augusto Rocha – 2º vice-presidente do Conaci 2024-2025. 1º vice-presidente do Conaci 2019-2021. Auditor-Geral do Estado da Bahia desde 2015, é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Administração Empresarial (UFBA). Especialização em Gestão Tributária (Unifacs). Pós-graduação em Economia pela George Washington University e MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É Auditor Fiscal do Estado da Bahia e certificado C31000 – Certified ISO 31000 Risk Management Professional.
Texto e fotos: Ascom do Conaci