A troca de conhecimentos durante os três dias de evento vai contribuir de forma efetiva para o Controle Interno no Brasil
O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle, e o controlador-geral do Estado do Mato Grosso do Sul (CGE-MS) e membro do Conselho, Carlos Eduardo Girão, participaram da reunião do Pempal (Public Expenditure Management Peer Assisted Learning), em Durres, Albânia. Durante o encontro, foram discutidas pautas importantes sobre Controle Interno e Auditoria Interna dos países da Ásia Central e Europa.
O Conaci faz parte da Comunidade Prática de Auditoria Interna (Iacop) do Pempal, sendo o único representante do Brasil na reunião. Neste evento, aconteceu a reunião do Grupo de Trabalho da Unidade Central de Harmonização (CHUWG) com o objetivo de apresentar o Controle Interno das Finanças Públicas da Albânia. Além disso, falaram sobre como efetivar os comitês de auditorias no setor público e elaborar modelos operacionais de auditoria, descentralizado, centralizado e híbrido.
Fontenelle ressaltou que é muito importante a participação do Conaci em um evento internacional de Auditoria Interna, que visa trazer as experiências e os casos de sucesso de outros países e implementar na gestão pública do Brasil. “Os aprendizados nesses três dias foram muito significativos. Aprendemos sobre as desvantagens e vantagens da implementação de modelos de auditoria, descentralizado, centralizado e híbrido e sobre os desafios e como implementar uma consultoria dentro de uma atividade de auditoria”.
Pempal na RTC
No próximo dia 20 de junho, o Conaci vai promover o Ciclo de Palestras da 46ª Reunião Técnica do Conaci, em que vão ser apresentados todas as experiências aprendidas durante a reunião. Além disso, haverá a entrega de três materiais traduzidos do Pempal da última edição (2020).
Conheça o Pempal
A Rede de Aprendizagem sobre Gestão de Despesas Públicas feita por Meio dos Próprios Pares (Pempal) favorece a troca de experiências de especialistas nas áreas de Controle Interno, Auditoria Interna e finanças públicas nos países da Europa e Ásia Central. A fim de disseminar informações sobre as boas práticas de gestão e aplicabilidade, o Pempal é dividido em três Comunidades de Prática (COPs): Orçamento (Bcop), Auditoria Interna (Iacop) e Finanças (Tcop). As comunidades servem para facilitar o intercâmbio de boas práticas dos 20 países membros, por meio de reuniões virtuais e presenciais. O Conaci é a única instituição do Brasil convidada a participar das reuniões do Iacop.
Texto e foto: Ascom do Conaci