Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (20.12), pelo governador eleito Eduardo Riedel, foram anunciados mais cinco nomes que comporão sua equipe de Governo. Entre eles, o do controlador-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão de Arruda, que já ocupa a pasta desde quando a Controladoria-Geral foi criada, há cinco anos.
Para apresentá-lo Eduardo Riedel começou comentando sobre sua experiência e trabalho realizado nos últimos anos. “Ele é da carreira da CGU [Controladoria-Geral da União], tendo passagens por São Paulo e Brasília e, em 2017, quando nós estruturamos essa área, eu convidei o Girão para vir participar do governo. Ele atendeu o chamado e tem feito um brilhante trabalho. É um processo lento, gradual, mas extremamente sólido e enraizado”.
Ainda sobre o controlador-Geral e os desafios que a pasta terá para os próximos anos, Riedel acrescentou: “A gente tem falado muito em compliance, em prevenção, em busca da melhoria permanente dos processos de compra e, agora, entra em uma segunda fase, que é o compliance nas empresas fornecedoras do governo. Então, é um caminho muito sólido que o Girão carrega uma experiência grande e tem fortalecido a Controladoria e nós vamos dar todo o respaldo para que ele possa levar adiante esse projeto que ele tem para a CGE de Mato Grosso do Sul”, destacou.
Também no Receptivo do Parque do Prosa, onde está localizado o Escritório de Transição da equipe do governador eleito, foram anunciados:
- Pedro Arlei Caravina – Governo e Gestão Estratégica (Segov);
- Maurício Simões Corrêa – Saúde (SES);
- Jaime Verruck – Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc);
- Antonio Carlos Videira – Justiça e Segurança Pública (Sejusp)
Conforme Girão, o convite e a confiança depositada é um reconhecimento concreto do trabalho que toda a equipe da CGE-MS vem realizando. “Tenho que agradecer a confiança do governador eleito e continuar no processo de transformação cultural no âmbito do Estado no que se refere às medidas preventivas de promoção de integridade pública e promoção de um compliance privado junto aos fornecedores do Estado. Aliado a isso, melhorar e oportunizar ainda mais o controle social junto aos estudantes e aos cidadãos com a expectativa de contribuir na formação de uma população mais ciente de seus deveres e direitos fomentando, assim, o controle social; além de manter a posição de MS como um dos três estados mais transparentes do Brasil garantindo o selo de qualidade Diamante adquirido junto aos Tribunais de Contas Estaduais”, declarou.
No dia 13 de dezembro, o governador eleito anunciou os cinco primeiros integrantes do seu secretariado.
- Hélio Peluffo Filho – Infraestrutura e Logística (Selog);
- Eduardo Rocha – Casa Civil;
- Ana Carolina Ali Garcia – Procuradoria-Geral do Estado (PGE);
- Ana Carolina Nardes – Administração e Desburocratização (SAD);
- Flávio Cesar Mendes de Oliveira – Secretaria de Fazenda (Sefaz).
Antes de responder às perguntas dos jornalistas, Eduardo Riedel revelou que os nomes que faltam para completar seu governo serão anunciados em um terceiro momento. “Temos mais quatro anúncios por fazer. Até o final da semana que vem nós temos as secretarias de Educação; de Cidadania, Turismo, Esporte e Cultura; de Assistência Social e Direitos Humanos; e o escritório de Parcerias Estratégicas que está como secretaria Especial, ligada à Secretaria de Governo… e, assim, deve finalizar a estruturação do governo para que no dia 2 de janeiro possamos iniciar os trabalhos efetivamente”, finalizou.
Controladoria-Geral do Estado de MS
Logo após o anúncio, o controlador-Geral do Estado reuniu sua equipe, no auditório da instituição, para agradecer por todos os resultados e experiências vivenciadas e comentou sobre os obstáculos a serem vencidos. “Alinhar pensamentos e perspectivas. Fortalecer o compliance na nova gestão. Temos tudo para evoluir como instituição, como referência no Estado e conto com todos vocês porque nosso maior capital é o intelectual. Vamos fomentar as capacitações para todos se sentirem, cada vez mais, parte da equipe. Agradeço pelo apoio, empenho e pela equipe fantástica que vocês são e os resultados alcançados. É um prazer vir trabalhar e compartilhar o dia a dia com vocês. Um dos nossos grandes desafios é o de fortalecer a rede de controle interno por meio das setoriais nos órgãos estaduais, vamos ver como serão os caminhos daqui para frente. Vamos atuar fortemente para continuar tendo este nível de respeitabilidade que conquistamos e empenharmos para ampliá-lo”, afirmou. Ao final de sua fala, Carlos Girão recebeu os cumprimentos e felicitações dos auditores do Estado.
A CGE-MS foi criada em dezembro de 2016 como sendo o órgão central do Sistema de Controle Interno e ainda responsável pela execução do mesmo no Poder Executivo. Com essa medida a instituição tornou-se permanente e essencial à estrutura do Estado cabendo a ela a promoção da integridade e o aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência da gestão pública, com participação social, da prevenção e do combate à corrupção, monitorando a qualidade dos gastos públicos, o equilíbrio fiscal e a efetividade das políticas públicas, além de prestar assistência direta e imediata ao governador cooperando para uma administração mais eficiente.
Carlos Eduardo Girão de Arruda
Formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1995; e em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em 2001; tem mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (2015) e diversos cursos de liderança e equipe. Já trabalhou como diretor de Gestão Interna do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU); atuou como chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva da Controladoria-Geral da União; superintendente da Controladoria Regional da União em São Paulo; superintendente da Controladoria Regional da União em Mato Grosso do Sul. Em fevereiro de 2017 foi nomeado controlador-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul. No período de 2019 a 2021 ocupou a vice-presidência do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).
Karla Tatiane, CGE-MS
Fotos: Saul Schramm e Karla Tatiane