Nesta semana, auditores da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) participaram do curso de Planejamento de Auditoria Baseado em Riscos, promovido pela Controladoria-Geral do Município de Campo Grande (CGM) em parceria com a Controladoria-Regional da União em Mato Grosso do Sul (CGU/MS).
O curso apresentou conceitos fundamentais (teoria e prática) sobre a atividade de auditoria interna, bem como o desenvolvimento da fase de planejamento dos trabalhos, segundo as etapas de análise preliminar, definição dos objetivos e do escopo; elaboração da matriz de planejamento; execução dos exames e a comunicação de resultados.
Ministrado pelo coordenador-Geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da Controladoria-Geral da União (CGU), Sérgio Filgueiras de Paula, o treinamento teve a finalidade de capacitar os auditores sobre o novo enfoque das auditorias, que são os riscos; ou seja, a atualização e os esclarecimentos foram fundamentais, pois a gestão de riscos é um conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere a eventos incertos que podem afetar as finalidades propostas.
Com este foco, a partir de 2023, a Auditoria-Geral do Estado, da CGE-MS, passará a direcionar seus esforços aos eventos que poderiam afetar de modo mais significativo o alcance dos objetivos do Governo do Estado, reforçando o seu papel de parceiro com a gestão estadual e alcançando o sucesso dos trabalhos com a colaboração dos gestores das secretarias, autarquias ou fundações.
O aprimoramento da equipe fará com que os serviços públicos oferecidos aos cidadãos sul-mato-grossenses, como saúde, educação e segurança, tenham ainda mais transparência e eficiência.
O material de estudo proposto teve como base o Referencial Técnico e o Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal. O evento ocorreu no prédio da Controladoria-Geral da União/Regional Mato Grosso do Sul (CGU/MS).
Karla Tatiane,CGE-MS
Fotos: Divulgação