Multiplicar e compartilhar conhecimento com foco na melhoria da eficiência dos resultados. Este é o objetivo da reunião de alinhamento realizada nesta quarta-feira (1º.2) para os auditores do Estado que atuam na Auditoria-Geral, da Controladoria-Geral de Mato Grosso do Sul (CGE-MS).
A temática “Planejamento de Auditoria Baseado em Riscos” é um desdobramento do curso de mesmo nome, promovido em dezembro do ano passado pela Controladoria-Geral do Município de Campo Grande (CGM) em parceria com a Controladoria-Regional da União em Mato Grosso do Sul (CGU-MS) onde alguns servidores da CGE-MS participaram e assumiram o compromisso de compartilhar com o restante da equipe que atua nesta área a ter mais conhecimento e segurança no momento de desempenhar as ações competentes aos trabalhos executados.
Entre os pontos discutidos foram pontuados os conceitos fundamentais (teoria e prática) sobre a atividade de auditoria interna, bem como o desenvolvimento da fase de planejamento dos trabalhos, segundo as etapas de análise preliminar, definição dos objetivos e do escopo; elaboração da matriz de planejamento; execução dos exames e a comunicação de resultados.
O conteúdo, cedido pela CGU, visa o novo enfoque das auditorias, que são os riscos; ou seja, a atualização e os esclarecimentos são fundamentais, pois a gestão de riscos é um conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere a eventos incertos que podem afetar as finalidades propostas.
Aproximadamente 25 auditores participaram do evento, além da presença do auditor-Geral do Estado, Roney Abadio Candido Dias. Esteve à frente da reunião o auditor do Estado, João Pedro de Araujo Pereira.
Texto e foto: Karla Tatiane, CGE-MS