O e-Sic (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão) do Estado de Mato Grosso do Sul é um sistema web que centraliza os Pedidos de Acesso à Informação enviados aos órgãos e entidades do Poder Executivo de MS, amparados pela Lei Federal nº 12.527/11 e pela Lei Estadual nº 4.416/13.
O sistema funciona como porta de entrada única para os Pedidos, a fim de organizar e facilitar o processo tanto para o cidadão, quanto para a Administração Pública, possibilitando à Controladoria-Geral do Estado, através da Ouvidoria-Geral do Estado, acompanhar os ditames dos normativos acima citados e produzir estatísticas sobre o seu cumprimento.
O acesso é realizado via web pelo Portal da Transparência do Estado (http://www.transparencia.ms.gov.br/), pelo site Controladoria-Geral do Estado (http://www.cge.ms.gov.br/), ou diretamente no site do sistema (www.esic.ms.gov.br).
Para a realização de um Pedido, o cidadão deve se cadastrar no eSIC, colocando apenas seu nome, um número de documento de identificação valido e e seu endereço eletrônico para recebimento da informação requerida.