Está no ar a 5ª edição do projeto Estudantes no Controle! Lançada em 2018, no âmbito da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), a iniciativa possibilita experiências de participação e controle social. Por conseguinte, contribui com o protagonismo na escola, que se expressa através do compromisso com a conservação do patrimônio público.

Podem se inscrever as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul localizadas nas cidades de Campo Grande, Jaraguari, Sidrolândia, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana, Anastácio, Miranda, Bodoquena, Bonito, Jardim, Ladário, Corumbá, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Caracol, Antônio João, Maracaju, Ponta Porã, Aral Moreira, Amambai, Caarapó, Dourados, Douradina, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Ivinhema, Angélica, Deodápolis, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Rio Brilhante, Rochedo, Corguinho e Rio Negro.

Serão aceitas as 100 primeiras inscrições e cada escola deverá escolher até 20 alunos para fazer parte da equipe que, junto com o professor orientador, participará da disputa.

As inscrições só poderão ser realizadas mediante o preenchimento do formulário disponível em cge.ms.gov.br/oge/estudantes-no-controle. Para tanto, há necessidade de aceitação do Termo de Privacidade, que está respaldado na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Posteriormente, a coordenação do projeto informará quanto à validação do procedimento.

A premiação é destinada a três públicos: unidade escolar, professor orientador e estudantes que compõem a equipe. Específicos para cada público e colocação, os valores das premiações podem ser consultados através da Resolução Conjunta CGE/SED nº. 6, de 7 de março de 2024, disponível em DO11436_08_03_2024 (spdo.ms.gov.br).

O projeto será dividido, inicialmente, em duas competições paralelas: Grupo Escolas do Interior e Grupo Escolas da Capital. Desse modo, preliminarmente, as escolas que estão situadas em Campo Grande (MS) competirão entre si; e as localizadas no interior do estado disputarão entre elas. A competição seguirá dividida em grupos até o final da Fase Regional, onde os pontos de cada etapa serão somados e as 15 escolas mais pontuadas de cada grupo passarão para a Fase Estadual. Ao final da Fase Estadual, o ranking será montado a partir de uma média aritmética das duas fases e as 15 escolas que apresentarem as maiores pontuações serão premiadas.

As etapas obrigatórias são: Oficina de Capacitação, Auditoria Cívica, Tarefa Especial e Desafio Final. Já as etapas de Planejamento para o Desafio Final e Audiência Escolar são classificatórias.

Todas as etapas terão um período para que os professores orientadores enviem seus recursos – que precisam estar acompanhados com a justificativa e as evidências. No ato de envio do informe com a pontuação, a coordenação do projeto encaminha, também, as orientações para a abertura de recursos.

Com o objetivo de incentivar e propiciar, de maneira lúdica e pedagógica, a participação efetiva e direta dos estudantes na organização das políticas públicas, o projeto Estudantes no Controle visa fomentar a cidadania fiscal através da percepção do meio, identificação dos desafios e apresentação de propostas que promovam soluções.

Neste ano, o projeto terá diferentes grupos, fases e etapas, já que a intenção é incentivar uma maior adesão por parte das escolas. Assim, o Estudantes no Controle 2024 será dividido, inicialmente, em duas competições paralelas: Grupo Escolas do Interior e Grupo Escolas da Capital. Desse modo, preliminarmente, as escolas que estão situadas em Campo Grande (MS) competirão entre si; e as localizadas no interior do estado disputarão entre elas. 

A competição seguirá dividida em grupos até o final da Fase Regional, onde os pontos de cada etapa serão somados e as 15 escolas mais pontuadas de cada grupo passarão para a Fase Estadual. Ao final da Fase Estadual, o ranking será montado a partir de uma média aritmética das duas fases e as 15 escolas que apresentarem as maiores pontuações serão premiadas.   

Mas foi em 2023 que o projeto Estudantes no Controle atingiu a maior marca desde o seu lançamento, tanto no número de escolas participantes como no que tange ao valor total da premiação concedida. Foram disponibilizados R$184.000,00 (cento e oitenta e quatro mil reais) para a iniciativa, que contou com a participação de 58 escolas estaduais, situadas na capital e em 18 municípios do estado de Mato Grosso do Sul, o que inclui as cidades de Nioaque, Terenos, Corumbá, Miranda, Aquidauana, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bonito, Antônio João, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Bela Vista, Anastácio, Sidrolândia, Ladário, Bodoquena e Jaraguari. Para Reinaldo Martins Feitosa, coordenador do Estudantes no Controle, a valorização dos atores escolares no contexto do projeto é o diferencial. “Esse projeto é elogiado pelo fato de premiar não somente a escola, o que já resultaria em investimento estrutural e atendimento às necessidades. Mas o Estudantes no Controle também valoriza o professor e os alunos que se dedicam durante meses à concretização das etapas que levam à seleção das finalistas”, destacou.

1º – Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino 

(Prêmio para a escola:  R$ 13.500,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 8.250,00; Premiação para a equipe de Estudantes: R$ 2.750,00)

2º – Escola Estadual Professor Silvio Oliveira Dos Santos 

(Prêmio para a escola:  R$ 11.500,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 7.000,00; Premiação para a equipe de Estudantes: R$ 2.750,00)

3º – Escola Estadual Aracy Eudociak

(Prêmio para a escola:  R$ 9.500,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 6.500,00; Premiação para a equipe de Estudantes: R$ 2.750,00)

4º – Escola Estadual Eduardo Perez 

(Prêmio para a escola:  R$ 8.000,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 5.500,00; Premiação para a equipe de Estudantes: R$ 2.750,00)

5º – Escola Estadual Waldemir Barros da Silva 

(Prêmio para a escola:  R$ 7.000,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 4.500,00; Premiação para a equipe de Estudantes: R$ 2.750,00)

6º – Escola Estadual Maria Leite 

(Prêmio para a escola:  R$ 6.250,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 4.000,00; Premiação para a equipe de Estudantes: R$ 2.250,00)

7º –  Escola Estadual 26 de Agosto 

(Prêmio para a escola:  R$ 5.750,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 3.750,00; Premiação para a equipe de Estudantes: R$ 2.250,00)

8º – Escola Estadual Caetano Pinto

(Prêmio para a escola:  R$ 5.250,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 3.500,00; Premiação para a equipe de Estudantes: R$ 2.250,00)

9º – Escola Estadual Uirapuru

(Prêmio para a escola:  R$ 4.750,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 3.250,00; Premiação para a equipe de Estudantes: R$ 2.250,00)

10º – Escola Estadual Lino Villachá

(Prêmio para a escola:  R$ 4.500,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 3.000,00; Premiação para a equipe de Estudantes: R$ 2.250,00)

11º- Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira

(Prêmio para a escola:  R$ 4.000,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 2.250,00 Premiação para a equipe de Estudantes: R$ 2.000,00)

12º- Escola Estadual Antônio Nogueira da Fonseca

(Prêmio para a escola:  R$ 3.500,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 2.000,00 Premiação para a equipe de Estudantes: R$ 2.000,00)

13º – Escola Estadual Coronel Pedro José Rufino

(Prêmio para a escola:  R$ 3.000,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 1.750,00 Premiação para a equipe de Estudantes: R$ 2.000,00)

14º – Escola Estadual Cel. José Alves Ribeiro

(Prêmio para a escola:  R$ 2.500,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 1.500,00 Premiação para a equipe de Estudantes: R$ 2.000,00)

15º – Escola Estadual Salomé de Melo Rocha

(Prêmio para a escola:  R$ 2.000,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 1.250,00 Premiação para a equipe de Estudantes: R$ 2.000,00)

Mesmo após dois anos consecutivos sem a realização do projeto – devido ao período pandêmico -, a retomada do Estudantes no Controle em 2022 consolidou a tendência de crescimento.  Escolas da capital e dos municípios de Terenos, Jaraguari e Sidrolândia se inscreveram na iniciativa, que contou com 38 escolas estaduais. A premiação estabelecida para o ano de 2019 foi de R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais). Na ocasião, as escolas e professores premiados foram: 

ESCOLAS

1º – Escola Estadual Professor Silvio Oliveira Dos Santos 

(Prêmio para a escola:  R$ 15.000,00; Prêmio para o  professor orientador: R$ 10.000,00)

2º – Escola Estadual Orcírio Thiago De Oliveira 

(Prêmio para a escola:  R$ 12.000,00; Prêmio para o  professor orientador: R$ 8.000,00)

3º – Escola Estadual  Antônio Nogueira Da Fonseca 

(Prêmio para a escola:  R$ 10.000,00; Prêmio para o  professor orientador: R$ 6.000,00)

4º – Escola Estadual  João Carlos Flores 

(Prêmio para a escola:  R$ 8.000,00; Prêmio para o  professor orientador: R$ 5.000,00)

5º – Escola Estadual Vespasiano Martins 

(Prêmio para a escola:  R$ 6.000,00; Prêmio para o  professor orientador: R$ 4.000,00)

6º – Escola Estadual Amando De Oliveira 

(Prêmio para a escola:  R$ 5.000,00; Prêmio para o  professor orientador: R$ 3.000,00)

7º – Escola Estadual Waldemir Barros da Silva 

(Prêmio para a escola:  R$ 5.000,00; Prêmio para o  professor orientador: R$ 3.000,00)

8º – Escola Estadual Coração De Maria 

(Prêmio para a escola:  R$ 5.000,00; Prêmio para o  professor orientador: R$ 3.000,00)

9º – Escola Estadual Lino Villachá 

(Prêmio para a escola:  R$ 5.000,00; Prêmio para o  professor orientador: R$ 3.000,00)

10º – Escola Estadual Professora Joelina De Almeida Xavier 

(Prêmio para a escola:  R$ 5.000,00; Prêmio para o  professor orientador: R$ 3.000,00)

11º – Escola Estadual Professora Clarinda Mendes De Aquino 

(Prêmio para a escola:  R$ 5.000,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 3.000,00)

12º –  Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno 

(Prêmio para a escola:  R$ 5.000,00; Prêmio para o professor orientador: R$ 3.000,00)

Em 2021, devido ao período pandêmico, o projeto não foi realizado.

Em 2020, devido ao período pandêmico, o projeto não foi realizado.

Em 2019, já com o nome Estudantes no Controle, o número de participantes quadruplicou em relação ao ano anterior. Vinte escolas marcaram presença na 2ª edição do projeto, que contou com a participação de duas escolas do interior, mais precisamente das cidades de Terenos e Jaraguari. Foi a primeira vez que a iniciativa disponibilizou premiação. Na época, o valor total fixado foi de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais). Na ocasião, as escolas premiadas foram: 

1ª – Escola Estadual José Antônio Pereira com a Ação “Protagonismo Estudantil em Ação Melhoras no Ambiente Escolar” 

(Prêmio para a escola R$10.000,00; Prêmio para o professor orientador R$3.000,00)

2ª – Escola Estadual Antônio Nogueira da Fonseca com a Ação “Por uma escola melhor, União e Força” 

(Prêmio para a escola R$7.000,00; Prêmio para o professor orientador R$3.000,00)

3ª – Escola Estadual Antônio Valadares com a Ação “Area Verde Escolar” 

(Prêmio para a escola R$4.000,00; Prêmio para o professor orientador R$3.000,00)

4ª – Escola Estadual Coração de Maria com a Ação “Planejar, Agir, REVITALIZAR” 

(Prêmio para a escola R$3.000,00; Prêmio para o professor orientador R$2.000,00)

5ª  – Escola Estadual José Serafim com a Ação “Velho Lugar, Novo Olhar” 

(Prêmio para a escola R$3.000,00; Prêmio para o professor orientador R$2.000,00)

6ª – Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira com a Ação “Comunidade Escolar Solidária” 

(Prêmio para a escola: R$ 3.000,00; Prêmio para o professor orientador R$ 2.000,00)

A criação do projeto Estudantes no Controle foi motivada pelo reconhecimento de um programa implementado no ano de 2016 pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). Segundo o controlador-geral do estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão de Arruda, a iniciativa da CGDF chamou a atenção por pautar o fortalecimento do controle social, o que se correlaciona com o que a CGE-MS preconiza, bem como despertou à necessidade de investimento com foco no público do ensino médio. “A intenção era, de maneira lúdica, atrair a atenção de estudantes do ensino médio para assuntos áridos, que não são fáceis de discutir, que não prendem a atenção, mas que são essenciais para favorecer a sociedade em termos de cidadania. Então, de acordo com o programa inicial proposto no Distrito Federal e com adequações voltadas à realidade regional, implementamos o projeto Estudantes no Controle em parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul”, explicou Girão de Arruda. O projeto piloto, intitulado como Controladoria na Escola, não abarcou premiações e começou com a participação de cinco escolas estaduais localizadas na capital do estado de Mato Grosso do Sul. No entanto, a adesão foi ampliada, progressivamente, no decorrer dos anos.

Maiara de Souza

Estudante na Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro (Aquidauana – MS)

Aprendemos muito durante o Estudantes no Controle, principalmente a ter o olhar crítico com relação à escola. O sentimento não é só pela premiação, mas por ter aprendido muito ao participar do projeto.

Reginaldo Vantini

Professor na Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino (Campo grande – MS)

Esse projeto traz um espírito de união, protagonismo e esforço dos estudantes dentro da escola. Isso não tem preço!

Vinicius Leite

Estudante na Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino (Campo grande – MS)

Esse projeto é tudo para mim. Tudo! Está sendo um foco para mim. Estou distraindo a minha mente com ele e, ao mesmo tempo, ajudando a escola

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